Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 10 de dezembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
CANTINA BAH
Brasil

Beber água demais pode inchar o cérebro e levar a morte

30 Jul 2010 - 11h52Por Terra

Costumamos ser bombardeados com a afirmação de que beber bastante água faz bem à saúde. Contudo, às vezes exagerar na dose pode fazer mal ao nosso corpo e pode, em casos extremos, até matar. Mas, como essa substância essencial à vida pode acabar com ela? Segundo a PhD em química Anne Marie Helmenstine, consultora do site About.com, o problema é que ingerir muito desse líquido pode causar uma intoxicação conhecida como hiponatremia.

Fedor pode matar? Como surgiu o "OK"?
O riso é contagioso? Por que temos soluço?
Animais sonham? Como surgiu a tatuagem?

Segundo Anne, essa condição é mais comum em crianças com menos de seis meses de idade e, às vezes, também acontece com atletas, que perdem muita água e eletrólitos nas competições. As nossas células mantém certo equilíbrio de concentração de sódio e, quando há excesso de água fora da célula, esta atrai sódio do interior numa tentativa de restabelecer a concentração necessária. Quanto mais água é acumulada, mais a concentração de sódio fora da célula diminui.

Outra maneira de as células manterem esse balanço é absorver a água de fora. Essa tentativa de restabelecer o balanço faz com que as células inchem a ponto de romperem.

A hiponatremia pode causar batimentos cardíacos irregulares, a entrada de líquidos nos pulmões e tremulações nas pálpebras. A intoxicação por água ainda causa inchação no cérebro e nervos e pode fazer que a pessoa afetada tenha um comportamento que lembra o de alguém com intoxicação alcoólica.

A inchação do cérebro ainda pode causar tontura, coma e a morte, caso a ingestão de água não seja restringida e uma solução hipertônica salina (com sódio) seja administrada. Se a pessoa for atendida antes de o problema causar muito dano celular, a recuperação leva poucos dias.

Anne diz ainda que podemos sim tomar muita água - um adulto pode processar 15 litros do líquido em um único dia. A intoxicação ocorre quando se toma muita água em um curto espaço de tempo. Em resumo: a não ser que você seja um maratonista ou um bebê, a chance de sofrer de hiponatremia é muito pequena.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENTRO ESPÍRITA
Médium é acusado de Abusos Sexuais em crianças
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau leva surra de chicote no bordel
COVARDIA
Mulher agride menino autista em playground e vídeo viraliza
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Nicolau descobre que Diana luta karatê e fica em choque
ACUMULOU
Ninguém acerta a mega-sena e prêmio acumula em R$ 30 milhões
VIOLENCIA
'Tiro, porrada e bomba': festa em universidade acaba em pancadaria e PM responde com violência
NOVELA GLOBAL
Gabriel confronta Valentina em “O Sétimo Guardião”
ARROCHO
Regra defendida por Bolsonaro tira R$ 1,1 mil por mês das novas aposentadorias
BARBÁRIE
Mulher é presa após atear fogo em cachorro
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Feliciano foi muito rico e ajudou Valentina no passado