Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Audiência pública vai debater problemas causados pelos javalis

16 Set 2010 - 15h20Por Fátima News com assessoria

As perdas nas lavouras causadas pelos javalis no Estado e as ameaças com o crescimento desordenado do animal serão debatidos em audiência pública marcada para o dia 23 de setembro, às 14 h, na Assembléia Legislativa. A audiência é um desdobramento da reunião realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) no último dia 10, em Rio Brilhante, região mais atingida pelo ataque dos animais.

A expectativa é de que audiência delibere sobre o que pode feito quanto aos prejuízos causados pelo javali, tendo em vista que seu abate é proibido pelos órgãos ambientais. Conforme a assessoria de comunicação do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado Paulo Corrêa - que esteve presente na reunião em Rio Brilhante - existe uma mobilização muito grande no setor agropecuário em busca da resolução para problema.

Serão convidados para a audiência o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), a Secretaria de Produção (Seprotur), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), sindicatos e produtores rurais e outros setores interessados no assunto, um problema que não é apenas regional.

Conforme o Presidente do Sindicato Rural de Rio Brilhante, Leonardo Mendonça Thomaz, estima-se que os proprietários rurais já tenham tido um prejuízo em torno de R$1 milhão. “É muito mais do que um problema econômico, é um desequilíbrio ambiental, ecológico. Realmente, é muito preocupante”, enfatiza. Thomaz afirma que muitos animais de outras espécies da região já sumiram. “O javali tem reprodução rápida, de 4 a 12 filhotes. Está difícil combater”.

Para a audiência, Thomaz espera solução imediata porque entende que o problema tem caráter de urgência. “Sabemos que órgãos como o Ibama estudam sobre este animal. Mas precisamos mais do que isso, precisamos que todos se mobilizem para que possamos solucionar logo essa situação”, finaliza.

Pequeno animal , grande problema

De origem européia, o javali era usado apenas para a caça esportiva, mas acabou cruzando com outras espécies predadoras e se tornou uma praga. Com hábitos noturnos, o javali é considerado um animal invasor e pode causar problemas às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente e, principalmente, as lavouras agrícolas.

Um dos receios é em relação à sanidade, pois o animal é transmissor da doença Aujeszky, conhecida como pseudo-raiva. A doença de origem viral acomete os suínos e causa o comprometimento do sistema nervoso dos animais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho