Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Artigo “Pois não, posso ajudar?” de Mallú Mendonça

20 Dez 2004 - 11h14

“POIS NÃO, POSSO AJUDAR?”

 

 

(Um bom atendimento faz toda a diferença)

 

                          

 

 

“POIS NÃO, POSSO AJUDAR?”

(Um bom atendimento faz toda a diferença)

 

Quem nunca ficou contrariado com algum mau atendimento na hora das compras?

 

Costumo dizer que em algumas lojas temos de dissimular um leve tropeço, deixar cair a carteira de modo a sobressair algumas notas de R$10,00 (Dez Reais) e R$20,00 (Vinte Reais), para que, somente assim, o atendente dirija-se até nós.

Situações como esta, são bem comuns em shoppings centers. O atendimento ineficaz, entretanto, acontece também em pequenos e médios estabelecimentos comerciais, haja vista que, vez ou outra, o tratamento para com o cliente se dá através de olhares recebidos à distância ou após certa insistência do mesmo que, como fantasma, circula entre as gôndolas e, insistentemente, só é atendido, depois de significativo barulho nos produtos oferecidos.

Algumas empresas até procuram oferecer um atendimento eficaz, o que é muito bom. Ainda sim, facilmente, qualquer um pode-se deparar com o famoso “Pois não?” que, inconscientemente, remete a um...  “Não, nada não. Só estou olhando!”

Quando se faz uma pergunta na negativa, a resposta tende a ser outra negativa. Seria muito melhor se a venda iniciasse-se com a seguinte abordagem à pessoa: “Bom dia (Boa tarde ou Boa Noite!), em que posso ajudá-la?”

Numa recepção mais polida (e criativa), o cliente percebe, desde então, que aquela empresa e seu vendedor, conseqüentemente, são diferenciais no mercado e, mais do que isso, sua resposta será tal como a pergunta. Isto é, iniciada com um cumprimento (Bom Dia), acrescido do item a ser adquirido na oportunidade. Pronto. A venda, certamente, será concretizada com sucesso!

Vale ressaltar que a venda não é apenas uma questão de abordagem inicial, mas o somatório de inúmeros outros elementos, tais como a empatia e profissionalismo. Isto é, no caso deste primeiro, o vendedor deve sempre estar atendo e colocar-se no lugar do cliente de modo a captar o real desejo do comprador - gosto e usufruto, do produto ou serviço - naquela aquisição.

Outro fator com importância peculiar a realização da venda (pré ou pós-atendimento inicial), é o não julgamento de aparências (manias e vestimentas de cada cliente ou pessoas que passem pelo estabelecimento comercial), o que demonstra descrição e educação por parte do vendedor.

Imagine só a situação em que, erroneamente, um vendedor critica as vestes de uma pessoa (possivelmente um futuro cliente em potencial), em que ao adentrar a empresa, sente-se constrangida pela forma como o corpo de atendentes do empreendimento procedeu quanto aquele (mau) atendimento e a venda, ou seja, tratando-a com certo desprezo e discriminação.

Pior do que isso, ocorre quando este mesmo cliente, dirige-se a outra empresa do mesmo ramo, a mais próxima dali, efetua a compra do mesmo produto que desejara inicialmente; retorna ao primeiro estabelecimento comercial, procura o gerente e o vendedor - e por mais que isso lhe cause (ou não) um custo mais elevado - diz da sua insatisfação e jura nunca mais ali pisar.

Situações como estas (aqui descrita) são muito comuns. Sempre ocorrem com algum conhecido. O marketing negativo é inevitável, tal como o boca-a-boca (em escalas múltiplas) contra a empresa. Hoje observamos um mercado muito competitivo onde os clientes estão cada vez mais exigentes com a qualidade e profissionalismo das empresas, que se dão, primeiramente, com um bom e eficiente atendimento. Se uma empresa não fizer, outras o farão ainda melhor, seja pela venda, seja fidelização de uma clientela. Ainda nesta discussão, vale perguntar: e você, está pronto para a próxima compra?       

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho