Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 22 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Argentina suspende embargo à carne brasileira

2 Jul 2004 - 13h00

A Argentina vai levantar, a partir da 0h de sábado, o embargo às importações de carne e animais suscetíveis à febre aftosa do Brasil, informou o Serviço Nacional de Sanidade Agroalimentar (Senasa) nesta sexta-feira.

O país suspendeu as compras do Brasil no dia 22 de junho, após a confirmação pelo governo brasileiro de um foco de aftosa no Pará.

De acordo com um comunicado divulgado no site do Senasa, órgão argentino, ficam liberadas as compras de carne da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal.

Ontem, funcionários do governo apresentaram às autoridades sanitárias da Argentina informação detalhada sobre o surto. O chefe da Divisão de Assuntos Sanitários do Ministério de Agricultura do Brasil, Adauto Lima, ampliou a informação sobre o foco e as medidas tomadas pelo governo brasileiro para erradicá-lo.

O governo brasileiro chegou a anunciar, ontem, que a Argentina suspenderia o embargo no mesmo dia, mas as autoridades de Buenos Aires negaram essa possibilidade ao entender que a informação enviada em 23 de junho pelo Brasil era "insuficiente" para tomar uma determinação dessa natureza.

A Argentina importou nos cinco primeiros meses deste ano do Brasil cerca de 13.800 toneladas de carne de vaca, porco, frango e peru, por um valor de US$ 19 milhões. Em 2003, tinha comprado 46.300 toneladas de carnes brasileiras por US$ 51 milhões.

Nesta semana, a Rússia também retirou o embargo à carne de quase todo Brasil. As restrições foram mantidas apenas para produtos de dois estados: Pará e Mato Grosso.

 

Invertia

Deixe seu Comentário

Leia Também

CIENCIA
A estranha imagem 'que se move' e intriga a internet
DOURADOS - UNIPAR EAD
UNIPAR EAD com cursos de Educação Física, Letras, Marketing e mais 22 cursos, Confira todos aqui
ASSALTO A ONIBUS
Bandidos fortemente armados roubam três ônibus de turismo na BR-116
ACIDENTE FATAL
Mulher morre após colidir e capotar carro; veja vídeo
EMBRIAGADO
Condutor bêbado atropela duas crianças na calçada; menina de 7 anos morreu
NOVELA GLOBAL
'Minha mãe me usou, me prostituiu', lamenta Karola em 'Segundo sol'
SERÁ?
Bolsonora se assume candidato a ditador e oferece aos opositores a cadeia ou o exílio
DISPUTA ACIRRADA
Vox Populi: Distância cai para 6 pontos
AGRESSÃO
Justiça manda penhorar bens de Dado Dolabella para pagar indenização a camareira agredida
HOMICÍDIO - 17 TIROS
Empresário é morto com 17 tiros; acusados estão detidos