Menu
RIO_DOURADOS
SADER_FULL
Busca
SUCURI_MEGA
Brasil

Argentina suspende embargo à carne brasileira

2 Jul 2004 - 13h00

A Argentina vai levantar, a partir da 0h de sábado, o embargo às importações de carne e animais suscetíveis à febre aftosa do Brasil, informou o Serviço Nacional de Sanidade Agroalimentar (Senasa) nesta sexta-feira.

O país suspendeu as compras do Brasil no dia 22 de junho, após a confirmação pelo governo brasileiro de um foco de aftosa no Pará.

De acordo com um comunicado divulgado no site do Senasa, órgão argentino, ficam liberadas as compras de carne da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal.

Ontem, funcionários do governo apresentaram às autoridades sanitárias da Argentina informação detalhada sobre o surto. O chefe da Divisão de Assuntos Sanitários do Ministério de Agricultura do Brasil, Adauto Lima, ampliou a informação sobre o foco e as medidas tomadas pelo governo brasileiro para erradicá-lo.

O governo brasileiro chegou a anunciar, ontem, que a Argentina suspenderia o embargo no mesmo dia, mas as autoridades de Buenos Aires negaram essa possibilidade ao entender que a informação enviada em 23 de junho pelo Brasil era "insuficiente" para tomar uma determinação dessa natureza.

A Argentina importou nos cinco primeiros meses deste ano do Brasil cerca de 13.800 toneladas de carne de vaca, porco, frango e peru, por um valor de US$ 19 milhões. Em 2003, tinha comprado 46.300 toneladas de carnes brasileiras por US$ 51 milhões.

Nesta semana, a Rússia também retirou o embargo à carne de quase todo Brasil. As restrições foram mantidas apenas para produtos de dois estados: Pará e Mato Grosso.

 

Invertia

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 18 - Vencedora
Veja a casa de Gleici, do'BBB 18': Sister teve o pai assassinado pelo tráfico e passou fome
Concurso Público
Polícia Federal publica autorização para promover concurso público com 500 vagas
BBB 18
'BBB 18': Gleici fala sobre planos para mudar a vida após vencer o programa
Novela Global
Fim de 'Outro lado': Clara declara amor a Gael
Fatalidade
Trabalhador morre eletrocutado em propriedade rural
Tragedia
190km/h: Motorista e passageiro morrem em grave acidente
Tapetão
MP entra no caso e Palmeiras se 'arma' para anular a final do Paulistão
Macabro
Até ser descoberto, homem pedia marmita para o pai morto
VICENTINA - PAIXÃO DE CRISTO
Assista a 'Paixão de Cristo' realizada pela Paróquia Nossa Senhora dos Apóstolos em Vicentina
BBB 18 - Final
Campeã do 'BBB18', Gleici quer manter romance com Wagner: 'Lutei pra conquistar'