Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 21 de fevereiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Argentina suspende embargo à carne brasileira

2 Jul 2004 - 13h00

A Argentina vai levantar, a partir da 0h de sábado, o embargo às importações de carne e animais suscetíveis à febre aftosa do Brasil, informou o Serviço Nacional de Sanidade Agroalimentar (Senasa) nesta sexta-feira.

O país suspendeu as compras do Brasil no dia 22 de junho, após a confirmação pelo governo brasileiro de um foco de aftosa no Pará.

De acordo com um comunicado divulgado no site do Senasa, órgão argentino, ficam liberadas as compras de carne da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal.

Ontem, funcionários do governo apresentaram às autoridades sanitárias da Argentina informação detalhada sobre o surto. O chefe da Divisão de Assuntos Sanitários do Ministério de Agricultura do Brasil, Adauto Lima, ampliou a informação sobre o foco e as medidas tomadas pelo governo brasileiro para erradicá-lo.

O governo brasileiro chegou a anunciar, ontem, que a Argentina suspenderia o embargo no mesmo dia, mas as autoridades de Buenos Aires negaram essa possibilidade ao entender que a informação enviada em 23 de junho pelo Brasil era "insuficiente" para tomar uma determinação dessa natureza.

A Argentina importou nos cinco primeiros meses deste ano do Brasil cerca de 13.800 toneladas de carne de vaca, porco, frango e peru, por um valor de US$ 19 milhões. Em 2003, tinha comprado 46.300 toneladas de carnes brasileiras por US$ 51 milhões.

Nesta semana, a Rússia também retirou o embargo à carne de quase todo Brasil. As restrições foram mantidas apenas para produtos de dois estados: Pará e Mato Grosso.

 

Invertia

Deixe seu Comentário

Leia Também

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Aposentadoria é para viver, não para receber só à beira da morte
CHANTAGEM
Ladrões invadem estabelecimentos, obrigam funcionárias a tirarem a roupa, filmam e extorquem vítimas
FORAGIDO
Atirador invade escritório de advocacia e mata duas pessoas
BBB 19
Rízia chora por estar acorrentada: 'Vontade de desistir'
LARANJADA
Deputados do PSOL distribuem laranjas na chegada de Bolsonaro à Câmara
AMOR A PROFISSÃO
Pedreira caprichosa viraliza com trabalho detalhista e ganha novos clientes
FÁTIMA DO SUL - O BOTICÁRIO
O Boticário apresenta Quasar Brave, venha conferir no O Boticário em Fátima do Sul
SUPERAÇÃO
Jovem que morou 5 anos nas ruas se forma em Direito
FENÔMENO
Maior superlua de 2019 iluminará o céu nesta terça, 19
FAMOSIDADES
Padre sertanejo acusado de ostentação cobra entrada de idosos para assistir programa