SUCURI_MEGA
FatimaNews - Notícias de Fátima do Sul e região
Fátima do Sul, 17 de Fevereiro de 2018
SADER_FULL
UNIPAR_468
26 de Junho de 2010 10h48

Anvisa prepara novas normas para coleta de sangue

Estadão

As normas para assegurar a segurança e qualidade do sangue usado em transfusões no País vão mudar. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu no início do mês uma consulta pública com novos critérios para captação, armazenamento e transporte da substância. "A resolução define de forma mais clara quais são as responsabilidades de cada uma das instituições envolvidas no sistema", diz o diretor da Anvisa, Dirceu Barbano.

Hoje, as regras existentes abrangem questões de assistência à saúde e sanitárias. "Essa junção muitas vezes trazia problemas, áreas em que não se sabia de quem era a atribuição de fiscalizar: do Ministério da Saúde ou da Anvisa", conta Barbano. Para sanar as dúvidas foram criadas duas resoluções, ambas em consulta pública: uma da Anvisa, que cuida de questões sanitárias, e outra do Ministério da Saúde, que trata da assistência à saúde.

A redação das resoluções atende a uma recomendação do Tribunal de Contas da União, para qualificar a cadeia de captação e distribuição do sangue e material usado para hemoderivados no País. A indicação do TCU foi um dos desdobramentos de um processo aberto em 2008 para investigar a perda de matéria-prima suficiente para produzir o equivalente a US$ 6,82 milhões em hemoderivados.

Comentários
Veja Também
FORTALEZA
Nossa_Lojas
LISTINHA_ONLINE
Últimas Notícias
  
LISTINHA_ONLINE
Eventos
dothCom © Copyright FatimaNews - Todos os Direitos Reservados.