Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 17 de junho de 2019
SADER_FULL
Busca
AGÊNCIA BONITO THIAGO
Brasil

Álcool pode causar senilidade aos 40 anos, aponta estudo

26 Jun 2007 - 04h51
 

Segundo um estudo feito por pesquisadores poloneses, a cirrose talvez seja a última das preocupações de quem bebe grandes quantidades de álcool com freqüência. Ao que tudo indica, essas pessoas já têm indícios de problemas mentais típicos de pessoas idosas ainda na casa dos 40 anos.

O trabalho, coordenado por Mariusz Sieminski, da Universidade Médica de Gdansk, na Polônia, foi apresentado no último congresso da Sociedade Européia de Neurologia, que acaba de ocorrer na ilha grega de Rodes. Os pesquisadores estudaram 27 pacientes, homens e mulheres com idade média de 47 anos e histórico de dependência de álcool há 20 anos - também em média.

Os neurologistas poloneses aplicaram nos pacientes duas avaliações-padrão de capacidade cognitiva, uma delas usada para detectar sinais de demência como a que atinge pessoas idosas e outra que serve para flagrar problemas como ansiedade e depressão.

Os resultados não poderiam ser mais desencorajadores para quem costuma exagerar na bebida. Os pesquisadores verificaram que quase metade dos pacientes provavelmente sofria de distúrbios de ansiedade, enquanto 15% deles provavelmente tinha depressão. Outros 15% não passaram nos testes ligados a demência: sofriam com déficit de memória, de linguagem e de orientação - todos sinais de declínio intelectual e possível senilidade.

Apesar da média de idade dos pacientes, os problemas parecem não ter relação exata com ela, nem com o tempo de dependência de álcool. Sieminski diz que os resultados precisam ser confirmados com um grupo maior de pacientes, mas que eles já são suficientes para acrescentar mais um risco sério aos trazidos pelas bebidas alcoólicas.

 

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

SOLIDARIEDADE
Bebê nasce sem os olhos e mobiliza cidade do Paraná
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai mata filho de quatro anos e se mata por não aceitar fim do relacionamento
ASSASSINATO
Marido da deputada é morto a tiros
MULHER DO PRESIDENTE
Esposa de Jair Bolsonaro cai na internet, fotos íntimas são exibidas e todos ficam sem acreditar
DOURADOS - MANIFESTAÇÕES
Dono da Havan manda 'recado' a manifestantes após protesto em frente a loja de Dourados
VENENOSA
Agricultor é picado por cobra jararaca
FORÇA DE VONTADE
Advogado que pedia emprego na rua é contratado e ganha pós-graduação
CASO DE POLÍCIA
Filho mata a mãe e rouba seu cartão para comprar cocaína
EQUIPARADO AO RACISMO
Agora Homofobia é crime, STF criminaliza
DOENÇA DO SÉCULO
Jovem de 19 anos com depressão comete suicídio e choca cidade