Menu
SADER_FULL
quinta, 24 de janeiro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Álcool pode causar senilidade aos 40 anos, aponta estudo

26 Jun 2007 - 04h51
 

Segundo um estudo feito por pesquisadores poloneses, a cirrose talvez seja a última das preocupações de quem bebe grandes quantidades de álcool com freqüência. Ao que tudo indica, essas pessoas já têm indícios de problemas mentais típicos de pessoas idosas ainda na casa dos 40 anos.

O trabalho, coordenado por Mariusz Sieminski, da Universidade Médica de Gdansk, na Polônia, foi apresentado no último congresso da Sociedade Européia de Neurologia, que acaba de ocorrer na ilha grega de Rodes. Os pesquisadores estudaram 27 pacientes, homens e mulheres com idade média de 47 anos e histórico de dependência de álcool há 20 anos - também em média.

Os neurologistas poloneses aplicaram nos pacientes duas avaliações-padrão de capacidade cognitiva, uma delas usada para detectar sinais de demência como a que atinge pessoas idosas e outra que serve para flagrar problemas como ansiedade e depressão.

Os resultados não poderiam ser mais desencorajadores para quem costuma exagerar na bebida. Os pesquisadores verificaram que quase metade dos pacientes provavelmente sofria de distúrbios de ansiedade, enquanto 15% deles provavelmente tinha depressão. Outros 15% não passaram nos testes ligados a demência: sofriam com déficit de memória, de linguagem e de orientação - todos sinais de declínio intelectual e possível senilidade.

Apesar da média de idade dos pacientes, os problemas parecem não ter relação exata com ela, nem com o tempo de dependência de álcool. Sieminski diz que os resultados precisam ser confirmados com um grupo maior de pacientes, mas que eles já são suficientes para acrescentar mais um risco sério aos trazidos pelas bebidas alcoólicas.

 

 

 

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

BBB 19
Vanderson é eliminado e vai prestar depoimentos sobre casos de agressão
INVESTIGAÇÃO
Mourão volta a dizer que é preciso investigar Flávio Bolsonaro e punir se for o caso
HEROI
Porteiro ganha homenagem: salvou criança de 3 anos que caiu na piscina (VIDEO)
FAMOSIDADES
Aos 67 anos, Amado Batista assume namoro com jovem de 19 anos de idade
LUTO - TV
Ator Caio Junqueira morre no Rio uma semana após acidente
ANJO DA GUARDA
Amigo dá lar a mulher que viveu 40 anos internada no HC
MAMATA
General corta contratinho de R$ 30 milhões para manter jornalistas no exterior
PERSISTÊNCIA
Filho de faxineira e porteiro passa em medicina no Paraná
RENOVAÇÃO LICENÇA
Extinção de mais 130 rádios comunitárias no Brasil deve alcançar emissora de Ponta Porã
CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes