Lançada na terça-feira (17) na Ilha de Comandatuba (BA), a Strada 2014 é a nova aposta da Fiat. A picape agora conta com uma terceira porta, disponível para as versões cabine dupla e que, de acordo com a diretoria, foi desenvolvida para proporcionar maior conforto e melhorar o acesso dos passageiros do banco traseiro. O recurso fica no lado direito do veículo e a maçaneta está localizada na parte interna do vão da porta, com acionamento duplo. Fechada, a porta aparenta não ter maçaneta.
Outra novidade é que a Strada 2014 não tem coluna central do lado direito. Com isso, conforme a Fiat, o espaço para entrada de passageiros na parte traseira subiu de 0,5 m2 para 1 m2. "Estudamos os aspectos do carro e várias possibilidades de entrada e saída dos usuários do banco traseiro. A porta reversa sem coluna central foi a solução técnica encontrada", explica a montadora.
O visual também mudou. A nova Strada ganhou uma linha de cintura mais alta e uma caçamba maior, que cresceu oito centímetros na altura e significa mais volume para carga. O incremento foi de 18% na capacidade, segundo a Fiat. Agora a versão cabine curta pode levar aproximadamente 120 litros a mais, a cabine estendida ganhou mais 110 litros e a cabine dupla, mais 100 litros no seu volume total. As lanternas traseiras também foram renovadas, ganhando posicionamento mais elevado. Já a versão Working recebeu um novo para-choque dianteiro. Todas as versões vêm com airbag duplo e freios ABS.
Alguns dos demais detalhes adicionados à linha Strada 2014 foram: abertura elétrica da tampa do combustível, porta escada, novo vidro traseiro, novo volante para Trekking e Adventure.
Configurações
São seis as versões que compõem a gama do Fiat Strada 2014: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (com cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex.
As três motorizações são as mesmas. A Working vem equipada motor Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Os modelos Trekking dispõem da tecnologia E-torQ, que visa alto desempenho com baixo consumo de combustível. Com baixos ruídos e níveis de vibrações o modelo E-torQ 1.6 16V Flex desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) e torque de 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol). A Adventure tem a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol).
Em todos os modelos, a transmissão é manual. Mas existe a opção do câmbio automatizado Dualogic para as duas versões Adventure, a cabine estendida e a dupla. Anteriormente, só estava disponível na versão cabine dupla. O diferencial blocante Locker, um dispositivo mecânico que tem a função de dividir e distribuir igualmente o torque entre as rodas motrizes, deixa de ser exclusivo da Adventure e está disponível também para a versão Trekking.
Confira os preços de todas as versões:
Working 1.4 cabine simples: R$ 33.750
Working 1.4 cabine estendida: R$ 36.870
Working 1.4 cabine dupla (três portas): R$ 42.330
Trekking 1.6 cabine dupla (três portas): R$ 48.360
Adventure 1.8 cabine estendida: R$ 49.480
Adventure 1.8 cabine dupla (três portas): R$ 54.360
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