Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
TECNOLOGIA 5G

Como a tecnologia 5G pode transformar as nossas vidas

Vivemos em tempos de crescimento e aceleração da tecnologia.

10 Dez 2020 - 16h08

Vivemos em tempos de crescimento e aceleração da tecnologia. Se há poucos anos a grande novidade da internet móvel era o 3G, hoje a expectativa é que o 5G gere a maior transformação na forma como usamos a internet, pelo menos até este momento. Mas para entender quais são essas mudanças e como elas ocorrerão é preciso, primeiramente, saber exatamente o que é o 5G.

O que é o 5G?

O 5G nada mais é do que a sigla que indica a 5ª geração da internet móvel. Seu grande diferencial é que a transmissão é feita por meio de radiofrequência, o que faz com que seja um tipo de internet muito mais rápido do que seu antecessor, o 4G.

Atualmente, mais de 30 países já ofertam a tecnologia para a sua população. A experiência deles, inclusive, prova que a vida com o 5G não será mais como antes. E isso se dá por conta das profundas mudanças que vamos presenciar.

O 5G surge em um momento bastante apropriado, visto que mais de 5 bilhões de pessoas utilizam algum tipo de dispositivo móvel, segundo dados do relatório Economia Móvel de 2019. Por isso, é necessário que haja uma rede mais rápida, eficiente e que atenda as diversas demandas da sociedade, como as chamadas em vídeo, os downloads mais pesados e os streamings. E todo esse avanço, obviamente, acaba gerando transformações na nossa relação com a própria internet.

Impactos do 5G

Talvez a principal e mais relevante mudança que o 5G traz para o mundo é a sua aplicação nos diversos dispositivos. Enquanto o 3G e o 4G avançaram apenas na velocidade da internet dos smartphones e tablets, o 5G tem sido utilizado em todo tipo de dispositivo, desde carros inteligentes até geladeiras que ajudam os usuários a fazer suas compras.

Mas, é claro, não podemos deixar a velocidade e lado. Quando falamos em chamadas de vídeo, por exemplo, já não há mais nenhum tipo de travamento ou atraso. Isso influencia tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Outra transformação significativa que o 5G pode trazer para as nossas vidas é no mundo dos games. E não falamos apenas de games no estilo RPG como o World of Warcraft, os de “battle royale” como PUBG e Fortnite, ou mesmo o popular cassino online com jogos como blackjack e roleta, que têm se mantido entre os preferidos do público mesmo com as constantes mudanças no comportamento dos usuários.

A verdade é que os benefícios dessa nova tecnologia vão além da conexão com outros jogadores, o que é, sem dúvidas, muito importante. Um exemplo de como o 5G pode impactar esse universo são os streamings de games, cada vez mais populares. Assistir às partidas online com o 5G será uma experiência totalmente diferente, uma vez que problemas como travamento, lentidão e atraso nas transmissões praticamente não existirão. Isso sem falar que os downloads de jogos também poderão ser realizados de maneira bem mais rápida.

Quando teremos o 5G no Brasil?

Essa é uma questão amplamente debatida e que ainda não possui uma resposta concreta. Apesar de a expectativa de experimentarmos o 5G ainda no primeiro semestre de 2021, ainda há questões a serem resolvidas. Algumas operadoras já fazem experiências, mas o uso ainda é muito restrito e não está aberto ao público em geral.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trabalha com a ideia de universalizar o 5G no Brasil. Ou seja, de fazer com que o acesso não seja caro demais e, por consequência, restrito a um grupo pequeno de pessoas.

Questões como essa precisam de tempo para serem resolvidas. Entretanto, como já foi citado, vivemos em uma época de aceleração e crescimento rápido das tecnologias.

Apesar de ainda não estar disponível no Brasil, o 5G já é uma realidade em outros cantos do mundo – e vai ser algo transformador. A questão que fica é se novas demandas por velocidade e tecnologia não surgirão no futuro. Mas isso o tempo irá responder.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS