Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Tecnologia e Games

Android está em 91,6% dos celulares vendidos no 1º semestre, diz pesquisa

23 Set 2014 - 13h48Por G1

O sistema operacional Android, do Google, está em 91,6% dos smartphones vendidos no Brasil durante o primeiro semestre de 2014, segundo pesquisa da Nielsen Ibope feita em parceria com a Mobile Marketing Association (MMA) e divulgada nesta terça-feira (23). De acordo com o levantamento, os aparelhos com iOS, da Apple, representam 2% das vendas, seguidos por celulares com Windows Phone (1,8%) e Symbian (0,9%). Outros sistemas respondem por 3,7% do total.

De acordo com Thiago Moreira, diretor da área de digital da Nielsen Ibope, a dominância do Android no Brasil é justificada porque o sistema é usado por vários fabricantes e em modelos de entrada, mais baratos. "Há variedade e preços convidativos", avalia Moreira.

Falando ainda de smartphones, o varejo brasileiro vendeu na primeira metade de 2014 47% mais smartphones que no mesmo período de 2013, segundo a pesquisa da Nielsen Ibope/MMA. Em julho deste ano, os celulares inteligentes responderam por 67% do total de vendas de telefones no país, com um preço médio de R$ 615 por aparelho.

Comportamento
A pesquisa afirma que 53% dos usuários de smartphones no Brasil são da Classe B, seguidos pela Classe C com 34%. A maioria está na faixa etária de 25 a 34 anos, com 28%, e os grupos de 18 a 24 e 35 a 49 empatam em segundo lugar com 23% cada. Os jovens entre 10 e 17 anos aparecem na sequência, com 15% do total.

No caso dos aplicativos, Facebook e WhatsApp seguem dominando (e com distância) as telinhas dos smartphones brasileiros. Em agosto deste ano, o app da rede social de Mark Zuckerberg era usado em aparelhos de mais de 70% dos usuários entrevistados. Já o aplicativo de mensagens tinha mais de 60% de participação. O Viber, rival do WhatsApp, aparece na terceira posição com pouco mais de 30% da audiência em agosto de 2014.

E apesar de ter perdido força nos últimos meses, o game hit "Candy Crush Saga" aparece instalado em 19% dos smartphones, segundo a Nielsen Ibope/MMA. "Pou" e "Angry Birds Epic" são o segundo e terceiro lugar, com 11% e 10%, respectivamente. "Subway Surfers", muito popular entre os usuários do Metrô de São Paulo, aparece na quinta colocação com 9%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 64% dos usuários questionados têm tablet em casa.

Tablets
Segundo a Nielsen Ibope/MMA, as vendas de tablets no Brasil no primeiro semestre de 2014 aumentaram 118% em relação ao ano passado. No período, foram comercializados 211 modelos diferentes.

O número é bem diferente do divulgado pela empresa de pesquisa IDC na segunda-feira (22), que aponta que as vendas de tablets aumentaram 21% no primeiro semestre de 2014. Isso porque a IDC considera as unidades enviadas para os varejistas, enquanto a Nielsen Ibope/MMA leva em conta os aparelhos comprados pelos consumidores finais.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação