Menu
SADER_FULL
sábado, 15 de agosto de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
GUIA LOPES - CORONAVÍRUS

Tereré 'ajudou' a aumentar mais 09 e subir para 21 o número de casos de Covid-19 em Guia Lopes

Tereré 'ajudou' a aumentar mais 09 e subir para 21 o número de casos de Covid-19 em Guia Lopes

9 Mai 2020 - 09h06Por Flávio Verão / Dourados Agora

O compartilhamento de tereré é apontado como o vilão para transmissão de coronavírus na pequena cidade de Guia Lopes da Laguna, de 9,8 mil habitantes, localizada entre Jardim e Maracaju.

Na noite desta sexta-feira (8) o prefeito Jair Scapini usou as redes sociais para anunciar mais 9 casos da doença. No meio da semana o município teve a confirmação de 12 casos, motivando o fechamento de um frigorífico, já que a maioria dos infectados trabalham no local.

"Estou muito triste, venho aqui informar que, de 10 exames, 9 foram confirmados e agora passamos para 21 casos. Eu peço para você que tem seu comércio para cuidar dos funcionários. É o tereré que está trazendo essa pandemia", comentou.

O secretário de saúde Marcelo Gonçalves participou da live do prefeito e afirmou que os funcionários do frigorífico Brasil Global com a doença também contraíram o vírus após o compartilhamento de tereré com pessoa infectada de fora do município.

O Ministério da Saúde já vinha orientando para que a população não participe de rodas de tereré e chimarrão, no entanto, cidades do interior possuem forte resistência e mantém contatos diários com amigos, vizinhos e parentes.

Conforme o secretário, uma pessoa na cidade estava internada com suspeita de coronavírus, contudo o exame descartou a doença. "Infelizmente vai crescer cada vez mais [número de casos], pois agora fugiu do controle", avisou Marcelo Gonçalves.

Ele pediu para os moradores não chegarem perto de pessoas do grupo de risco – Idosos e portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma).

Os exames positivos foram confirmados pelo Laboratório Central (Lacen) de Campo Grande. Preocupado com o avanço da doença, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde fizeram teleconferência com a equipe de saúde de Guia Lopes da Laguna, sobre medidas a serem adotadas.

O secretário Marcelo afirmou que o Estado está preocupado com o crescente número de casos. Ontem, o prefeito Scapini determinou situação de lockdown na cidade, com o bloqueio de circulação de pessoas. Ele disse que foi muito criticado, mas que também recebeu apoio.

O problema é que Guia Lopes da Laguna não dispõe de rede de saúde para enfrentar a pandemia. Não há UTI e nem respirador para tratar pacientes graves. Até o momento nenhuma das 21 pessoas com o vírus precisou ser transferido para Campo Grande, cidade que dará suporte.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DOURADOS - UNIGRAN
Acadêmico de Fisioterapia da UNIGRAN tem trabalho publicado em revista de âmbito internacional
CORONAVIRUS EM CAMPO
20 Jogadores do CSA testam positivo e CBF adia jogo do Cuiabá em Maceió
NOVOS CAMINHOS
Vicentinense faz um relato emocionante de sua libertação do mundo das drogas
INVESTIMENTOS DO GOVERNO MS
Governo do Estado distribui cobertores e máscaras para famílias carentes
COVID-19
Prefeito de Ponta Porã testa positivo para o novo coronavírus
100 RISCO
OMS minimiza risco de novo coronavírus entrar na cadeia alimentar
VOLTA AS AULAS
Nas redes, pais criam grupo e reclamam de retorno das aulas nas particulares de Campo Grande
SENADORA SIMONE TEBET
Simone quer garantir que recursos destinados ao enfrentamento da covid-19 possam ser usados até 2021
SAUDE DE FERRO
Mulher de 107 anos sobrevive ao Coronavírus e à Gripe Espanhola
VACINAÇÃO
SES oferta vacina pneumocócica para pacientes de risco maiores de cinco anos