Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
alerta em ms

Secretaria de Saúde alerta médicos para risco da Febre Maculosa em MS

6 Fev 2014 - 14h45Por Campo Grande News

Com um caso registrado no ano passado em Dois Irmãos do Buriti, distante 83 quilômetros da Capital, a Febre Maculosa foi assunto de um alerta divulgado esta semana pela SES (Secretaria de Estado de Saúde). Conforme o documento, uma das formas de contágio é o contato com o carrapato que se hospeda em um animal infectado como a capivara, por exemplo.

Paulo Mira Batista é coordenador de zoonozes da secretaria e explica que o alerta tem o objetivo de chegar até a sociedade médica, já que identificar a doença é tarefa complicada em razão dos sintomas serem parecidos com os de outras doenças.

De acordo com o documento, a bactéria causadora da doença é a Rickettsia rickessi que infectos animais novos. Roedores como a capivara e os gambás são hospedeiros mais frequentes da Febre Maculosa. A alta taxa de morte, entre 40% e 80% dos humanos infectados, é um fator que leva a doença a ser considerada grave.

Batista conta que o contágio humano não é simples, o carrapato precisa picar o animal infectado e depois picar o homem. Para que a bactéria seja transmitida para o ser humano, o tempo de contato do parasita com o corpo deve ser superior a 4 horas.

“Nós temos um risco baixo de transmissão porque em Campo Grande só foi encontrado um carrapato infectado, não existem casos de humanos aqui. O único caso do ano passado foi em Dois Irmãos do Buriti”, diz.

Apesar da grande população de capivaras na Capital, a secretaria afirma que não há risco de epidemia na cidade, mas que os médicos precisam ficar atentos aos sintomas. Entre eles estão febres repentinas, cefaléia, dor muscular e a picada do carrapato.

 
Doença infectou um sul-mato-grossense ano passado (Arte: Fernando Ricardo Ientzsch)Doença infectou um sul-mato-grossense ano passado (Arte: Fernando Ricardo Ientzsch)

A dificuldade de diagnóstico da doença é amenizada pela facilidade em tratá-la. Geralmente são usados antibióticos que existem no país, mas em casos mais graves o paciente precisa ficar internado. O tempo médio para a cura é de 7 dias.

Números – Em todo o país, de acordo com a nota técnica da secretaria que apresenta dados do Ministério da Saúde, foram confirmados 131 casos de Febre Maculosa em 2012. A taxa de letalidade ficou em 40%.

No ano passado, o número caiu para 67 casos e 25 pessoas morreram. Apesar de o último caso de Mato Grosso do Sul ter sido registrado em Dois Irmãos do Buriti, a primeira vez que a doença apareceu no Estado um campo-grandense foi infectado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente