Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 7 de outubro de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
SAUDE PUBLICA

Sarampo: Brasil intensifica ações face a avanço nos EUA e nas Américas

Ministério da Saúde reforça alerta de monitoramento de risco

7 Out 2026 - 15h12Por Agência Brasil

Diante do avanço do sarampo nos Estados Unidos (EUA) e em outros países das Américas, o Ministério da Saúde reforçou o alerta de monitoramento do risco da doença no Brasil.

Em nota, a pasta destacou que os Estados Unidos registram o maior número anual de casos em mais de 35 anos e que mais de 90% dos infectados são pessoas não vacinadas ou com situação vacinal desconhecida.

Nas Américas, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru e Canadá concentram mais de 95% dos casos confirmados de sarampo ao longo de 2026, conforme dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

No Brasil, até 5 de outubro, foram registrados 52 casos importados de sarampo: 41 em São Paulo, 10 no Amazonas e um no Rio de Janeiro.

“Para conter a transmissão, equipes de saúde fazem busca ativa, investigação epidemiológica, monitoramento de contatos e bloqueio vacinal. Nessas regiões, a vacinação foi intensificada em espaços públicos e de grande circulação”, informou o ministério.

A pasta reforçou ainda que, mesmo com o registro de casos importados, o Brasil permanece classificado como livre de circulação endêmica do sarampo.

Linha do tempo

Em 2019, o país registrou mais de 20 mil casos da doença e, após mais de 12 meses de transmissão, perdeu a certificação de eliminação do vírus.

Em novembro de 2024, a Opas voltou a certificar o Brasil como livre da circulação endêmica do sarampo, após a interrupção da transmissão sustentada.

Entre 2023 e 2025, foram confirmados 85 casos da doença, sem óbitos.

Desde 2023, a cobertura de todas as 16 vacinas que compõem o calendário infantil aumentou e o número de crianças não vacinadas caiu 86%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Dados do ministério mostram que, em 2025, a cobertura da primeira dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, chegou a 93,10% no Brasil, sendo 94,39% em São Paulo e 89,54% no Amazonas.

“A vacina é a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente no SUS [Sistema Único de Saúde]. Quem tem doses em atraso deve procurar uma unidade de saúde para atualizar a caderneta, conforme as recomendações do Programa Nacional de Imunizações”, destacou a pasta.

“Manter as coberturas altas e a vigilância ativa é o que protege a população e impede que casos importados voltem a causar circulação sustentada do vírus no país”, completou.

Vigilância

Ao longo de 2026, foram realizadas quatro grandes mobilizações de vacinação contra o sarampo, com mais de 3,8 milhões de doses aplicadas em São Paulo e cerca de 192 mil no Amazonas.

Em São Paulo, a imunização foi reforçada na capital, em Guarulhos, em São Bernardo do Campo e em Santo André, com busca ativa, investigação de casos, acompanhamento de contatos e bloqueio vacinal.

A estratégia também inclui a chamada dose zero para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias. A dose é adicional às de rotina, previstas aos 12 e aos 15 meses.

Na região de tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, a resposta ao sarampo foi intensificada após a confirmação de casos importados. As ações incluem vacinação, busca ativa, investigação de casos suspeitos, coleta de amostras, identificação e acompanhamento de contatos e bloqueio vacinal, com o apoio de equipes federais na região.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

ALERTA TEMPESTADE
Dois ciclones mantêm Mato Grosso do Sul em alerta para temporais até o feriadão
FOTO: LUPA NEWS VICENTINA - NOVOS EQUIPAMENTOS
Saúde recebe novos equipamentos para reabilitação física das pessoas em Vicentina
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fatima do Sul se despede do amigo Placídio da ambulância
VIOLENCIA DOMÉSTICA
Mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica terão renda por até seis meses
ACIDENTE FATAL
'Vou ser enterrada com ele', diz mãe de adolescente morto em acidente de moto com ônibus

Mais Lidas

FERIADÃO
Governo de MS altera calendário e servidores terão 4 dias de folga
ACIDENTE FATAL
Jovem de 19 anos morre após carro bater em carreta
LUTO FÁTIMA DO SUL
Fatima do Sul se despede do amigo Placídio da ambulância
Vítima morreu no local do acidente - Crédito: Rio Brilhante em Tempo RealTRAGICO ACIDENTE
Morador de Dourados morre em acidente entre motocicleta e carreta na BR-163
FOTO: LUPA NEWSVICENTINA - ELEITOR
Exemplo de democracia aos 103 anos: Eleitor mais antigo de VICENTINA vota com elegância e alegria