Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Dengue

Mosquito da dengue transgênico pode ser liberado no Brasil

10 Abr 2014 - 16h52Por Uol

Desde junho de 2013, moradores do município baiano de Jacobina fazem parte de um projeto que pretende acabar com a dengue na região sem uso de produtos químicos. Conhecida como Cidade do Ouro ou Princesinha do Sertão, o município de pouco mais de 80 mil habitantes testa a liberação controlada de mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados no ambiente.

O método consiste em inserir um gene letal no mosquito macho (que não transmite a doença) criado em laboratório, que o repassa à fêmea selvagem durante a cópula. Com isso, a fêmea acaba gerando filhotes que morrem prematuramente.

O projeto, fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da ONG Moscamed, tentam comprovar que a liberação dos mosquitos pode reduzir o tamanho da população de transmissores da dengue. Por enquanto, o trabalho é financiado com recursos da Secretaria de Saúde da Bahia.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a dengue

O mosquito infectado pode não transmitir a doença VERDADE: o vírus se aloja na saliva do mosquito, que é utilizada durante a picada para sugar o sangue. A chance de transmissão, nestas condições, é grande e praticamente inevitável, mas pode eventualmente não acontecer. Isso porque, apesar de contaminado, o vírus presente no mosquito pode estar ainda em período de incubação que dura, em média, dez dias. Só depois desse período ele pode ser transmitido, o que pode acontecer várias vezes durante o ciclo de vida do mosquito, de cerca de um a dois meses Leia mais Divulgação/Folha Imagem

Em julho de 2012, o então ministro da saúde Alexandre Padilha, inaugurou uma fábrica de machos estéreis transgênicos na cidade, com capacidade de produzir 4 milhões de insetos por semana.

A iniciativa recebeu o nome de Projeto Aedes Transgênico (PAT). Ainda que pareça distante dos grandes centros, a novidade pode chegar em breve ao resto do Brasil. A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) pode aprovar em sua reunião de amanhã a liberação comercial da patente, que pertence à britânica Oxitec. O processo, em que a Oxitec é a beneficiária, só não foi aprovado ainda devido a um pedido de vistas de integrantes do colegiado.

O experimento, segundo os responsáveis, já reduziu a população de transmissores de dengue em mais de 50%. Os críticos ao experimento, porém, são radicalmente contra o projeto. "É a primeira vez que um produto ainda não liberado para comercialização é testado em humanos. Seria como se a Monsanto pedisse a liberação de uma soja e, antes mesmo da aprovação, a empresa já a comercializasse. Hoje, a população de Jacobina está sendo feita de cobaia", disse um membro da CTNBio.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS