Menu
SADER_FULL
sábado, 28 de maio de 2022
SADER_FULL
Busca
SAÚDE

Ministério da Saúde autoriza manutenção de 14 mil leitos de UTI para Covid

Durante reunião com representantes das secretarias de Saúde de estados e municípios, pasta também anunciou a reabertura de mais 6,5 mil novas vagas em UTIs em março

28 Jan 2022 - 07h00Por CNN Brasil

Para aliviar o Sistema Único de Saúde (SUS), que voltou a ser pressionado pela alta de casos de COVID-19 em função da variante Ômicron, o governo federal autorizou, nesta quinta-feira (27), a manutenção de mais de 14 mil leitos de UTI para os estados brasileiros e o Distrito Federal.

A portaria, que terá validade até 28 de fevereiro, foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a reunião que contou com representantes das secretarias de Saúde de estados e municípios. O encontro teve como intuito avaliar o cenário da pandemia.

Além da manutenção dos 14 mil leitos, que seriam desmobilizados no início da próxima semana, o Ministério da Saúde prometeu a reabertura de 6,5 mil novas vagas de UTI para primeiro de março. A medida busca evitar ainda mais a pressão dos hospitais públicos pela variante Ômicron.

“Nós temos o compromisso de dar o apoio da melhor forma possível para todos os estados e municípios para que a gente possa levar um SUS cada vez melhor para a população. O ministro [Queiroga] está sempre perguntando sobre os leitos, ele tem uma preocupação muito grande de faltar leito para a população”, disse Adriana Teixeira Melo, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), órgão ligado ao Ministério da Saúde.

A manutenção dos leitos de COVID-19 para os estados brasileiros foi considerada pelo governo federal a partir de um pedido formal realizado, no último domingo (23), pelo Fórum Nacional de Governadores. As tratativas foram encabeçadas pelo governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias. Pelo lado do governo federal, quem está à frente das conversas são o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Leia Também

Mayra Franceschi, Hemosul DOAÇÃO SALVA VIDAS
Doador do Hemosul efetiva doação de medula óssea e salva uma vida
Sertanejo passou por cirurgia no quadril - Crédito: Instagram SERTANEJO CONRADO
Sertanejo Conrado segue na UTI, confira as últimas informações
FÁTIMA DO SUL - CIA DO BICHO
Rinite de gato existe?, quais sintomas e o que causa?, a Cia do Bicho te explica tudo, confira
HOMEM DE 63 ANOS MORTO
Homem é encontrado morto no meio do mato na saída de Dourados para Caarapó
MORTES NO BRASIL COVID 19
Foram registradas 132 mortes por Covid nas últimas 24 horas no Brasil
LIÇÕES DA BIBLIA
Jacó partiu
FOME NO BRASIL SUPERA MEDIA GLOBAL
Fome no Brasil supera média global e atinge mais as crianças
COBERTORES PARA CAMPO GRANDE
Governo do Estado entrega mais de 14 mil cobertores para Campo Grande que promete entrega imediata
FRIO INTENSO NOVA FRENTE FRIA
Frio tá só começando, nova frente fria está prevista para semana que vem, veja a previsão
ONÇAS DO PANTANAL ENVENENADAS
Onças mortas no Pantanal foram envenenadas com agrotóxico proibido no Brasil