Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
VIOLENCIA DOMESTICA

Isolamento social aumentou número de denúncias de violência contra pessoas idosas

as denúncias de violência contra pessoas idosas recebidas pelo Disque 100, tiveram um aumento de 53% em 2020, se comparadas com o ano de 2019.

16 Jun 2021 - 07h19Por Portal do MS

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa — celebrado nesta terça-feira (15), dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), mostram que as denúncias de violência contra pessoas idosas recebidas pelo Disque 100, tiveram um aumento de 53% em 2020, se comparadas com o ano de 2019.

No fim do ano passado, com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o número observado em 2019 (48,5 mil registros) passou para 77,18 mil denúncias. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registrou mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso no Brasil.

E com o objetivo de diminuir esses dados alarmantes, a Lei 5.215/2018, instituiu a campanha “Junho Prata", que une esforços para conscientizar a população quanto a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e estimular a denúncia de ações violentas contra os idosos.

Segundo a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), Lilian Veronese, a pandemia e o isolamento social contribuíram para que as violações de direitos contra pessoas idosas aumentassem e explica o papel importante da sociedade no enfrentamento dessa violência.

“É papel social respeitar as pessoas idosas em todos os lugares, dando assento no ônibus para sentarem, não estacionar nas vagas destinadas às pessoas idosas, dar o lugar na fila, por exemplo. Se tiver uma idosa na família, conversar, ajudá-la a ter autonomia, informar aos idosos de nosso convívio que é crime fazer piada, discriminar, hostilizar as pessoas idosas. Também é crime se apropriar de bens e dinheiro que é de propriedade da pessoa idosa. Precisamos levar as informações a todos os idosos, as pessoas têm que ter mais empatia, respeito e se conscientizar”, explica.

A campanha é realizada pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e conta com o apoio do Governo do Estado. “Somos parceiros nesta campanha com o intuito de garantir direitos e promover a autonomia, valorização e participação dos idosos na sociedade. Além de levantarmos a bandeira do enfrentamento a violência, precisamos dar visibilidade para o respeito que essas pessoas merecem, pois envelhecer com dignidade é um direito de todos”, reforça o secretário de Cidadania e Cultura, João César Mattogrosso.

As atividades que compõem o Junho Prata estão todas sendo realizadas de forma remota, devido à pandemia da Covid-19, e vão até o dia 3 de julho. Acesse a programação aqui.

 

Jaqueline Hahn Tente Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secc)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"
FOTO: BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS