Eloá Vitória Chaves Rocha, tem apenas dois anos e já enfrenta muitos desafios. Após a família, que reside em Dourados, descobrir que a pequena é acometida por Raquitismo Hipofosfatêmico, ligado ao cromossomo X, um distúrbio raro, diversos tratamentos de saúde tem sido encaminhados e agora, os pais buscam arrecadar recursos para que ela faça uma cirurgia.
O procedimento deve impactar muito positivamente na qualidade de vida da criança, que devido ao raquitismo, tem as perninhas arqueadas e, com isso enfrenta dificuldades no dia a dia.
Para a mãe de Eloá, Érica Chaves, o momento é de esperança e toda a família está empenhada em ajudar a criança. Ela conta que a dificuldade financeira é uma barreira e tem buscado apoio dos órgãos públicos, no entanto, até o momento, sem sucesso.
“No momento temos ajuda somente com um medicamento de alto custo, fornecido pelo Estado, outras despesas com médicos, exames, tudo é realizado pelo particular”, conta ao destacar que foi informada que Dourados não tem especialista pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para acompanhar o caso.
Ainda conforme a mãe Érica, foi solicitado o Loas (Benefício de Proteção Continuada) para a criança, mais foi negado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A família procurou a DPU (Defensoria Pública da União) para recorrer e aguarda outras definições.
Logo que Eloá começou a andar, quando tinha pouco mais de um ano, a mãe disse notar que havia algo diferente.
“Conforme foi ficando mais nítido o arqueamento das perninhas, comecei a procurar ajuda médica”, conta.
Após consultar vários profissionais e continuar sem respostas, Érica levou a criança para profissionais particulares na capital e em abril de 2023, a família recebeu o diagnóstico da doença rara.
“É um distúrbio raro que compromete a capacidade renal de controlar a quantidade de fosfato liberado na urina. Receber o diagnóstico da Eloá para Raquitismo (XLH) foi algo que nos abalou muito fisicamente, psicologicamente e financeiramente. Ver minha filha com tão pouca idade passando por exames, vendo os choros e todo esse processo doloroso é difícil, mas seguimos fortes nessa batalha”, conta.
Ainda conforme a genitora, o tratamento da Eloá iniciou depois de 4 meses do seu diagnóstico.
Em agosto de 2023, a criança tomou a primeira dose do medicamento Crysvita (burosumabe) injetável, o qual necessita da aplicação quinzenalmente e vem sendo cedido, tendo a necessidade de Endocrinologista pediatra, via particular.
Eloá tem registrado grandes avanços depois que começou a fazer o uso da Crysvita . As melhoras são muito boas nos exames de sangue e também em relação a dores. A cirurgia auxiliaria muito a menor pois seriam colocadas placas nas pernas, no intuito de parar o arqueamento, conforme a menina cresce.
O custo total da operação é de mais de R$ 36 mil e qualquer ajuda tem sido bem-vinda.
Como ajudar
A família de Eloá convida para um churrasco beneficente, no dia 10 de março, com o valor de R$ 40 por convite. Crianças de até 10 anos não pagam. A ação acontecerá na Seleta, a partir das 11h.
Via PIX
Quem quiser contribuir com qualquer valor de forma direta, pode fazê-lo via pix. A chave é 4383921@vakinha.com.br.
Participe da Vakinha online: https://www.vakinha.com.br/4383921.
O contato de Érica para mais informações: 67 99833-4241.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

'Tinha tanta vontade de viver', amigos se despedem de casal que morreu em acidente

Teleconsultoria acelera diagnóstico e tratamento de câncer bucal em Mato Grosso do Sul

Sem vacinar desde 2024, 6ª morte por influenza é registrada

As celulites te incomodam?, Confira algumas dicas que a FarmaVida traz para você

Governo de MS dobra UTIs pediátricas no Regional de Três Lagoas diante do aumento de SRAG
Mais Lidas

VAI ter festa SIM, prefeitura prepara terreno para fazer sua festa dos 38 anos de VICENTINA

Caminhão Bi-Trêm tomba próximo ao trevo de Culturama após desvio sinalizado em obra na BR-376

Deodápolis se despede da Sandra Ramos Martins, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento

Identificados os dois mortos em grave acidente na BR-262
