Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
REUNIÃO TENSA

‘Estamos preparados para ver caminhões do Exército com corpos?’, questiona Mandetta a Bolsonaro

Em reunião tensa, ministro da Saúde pede conciliação no enfrentamento ao novo coronavírus e descartou deixar o cargo em meio à crise, colocando-se como ‘bode expiatório’ se necessário

29 Mar 2020 - 09h55Por Agência Brasil

A reunião de sábado (28) entre o presidente Jair Bolsonaro e integrantes de seu primeiro escalão, a fim de tratar de estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus, foi marcada por forte tensão. Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo afirmou que, no encontro, o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) ergueu o tom ao apresentar diferentes cenários para a evolução da Covid-19 no país e apelou para que o presidente deixe de lado o confronto com governadores e prefeitos, criando espaço para cooperação institucional.

Em certo momento, Mandetta teria explicado que a morte de mil pessoas pela doença é correspondente à queda de quatro Boeings. Depois, foi além e questionou: “Estamos preparados para o pior cenário, com caminhões do Exército transportando corpos pelas ruas? Com transmissão ao vivo pela internet?”.

O tom mais pesado vai ao encontro de posicionamentos iniciais de Mandetta durante a crise, onde se mostrou um defensor das quarentenas e de outras medidas de isolamento da população para evitar a circulação do vírus. Contudo, contrasta com as declarações mais recentes, nas quais se alinhou ao discurso de Bolsonaro –abertamente a favor do fim das medidas tomadas por gestores locais, que fecharam comércios e determinaram a retomada da rotina do país em prol da atividade econômica.

Mandetta, ainda segundo o Estadão, teria pedido para o presidente criar “um ambiente favorável” para municípios, Estados e União, junto ao setor privado, agirem juntos, sobre regras e medidas únicas embasadas em critérios científicos.

Uma das propostas do ministro da Saúde, inclusive, seria a criação de uma Central de Equipamentos e Pessoal para o remanejamento de leitos, respiradores e equipes de saúde de um Estado a outro rapidamente. O Ministério da Saúde já centralizou a compra de insumos e equipamentos para tratamento contra o coronavírus.

Saída

Em outro momento da reunião, Mandetta pediu que Bolsonaro deixe de menosprezar a gravidade da doença e não dê declarações polêmicas, como insistir pegar um metrô ou ônibus em São Paulo –como teria dito em em entrevista.

O ministro afirmou que, em situações assim, veria-se obrigado a criticar o presidente que, em resposta, afirmou que, caso isso ocorra, demitirá Mandetta.

O Estado de S. Paulo pontua que o ministro e sua equipe não pretendem pedir demissão no meio da crise, mas estão prontos para sair depois dela. Ele teria admitido se tornar “bode expiatório” em caso de fracasso e prometeu não capitalizar a questão politicamente em caso de sucesso por não ter ambições políticas –Mandetta já foi citado como possível candidato em 2022, mas, em 2018, desistiu de disputar a reeleição ao cargo de deputado federal.

Alinhamento

Apesar de tensa, a reunião –que teve à mesa, além de Bolsonaro e Mandetta, os ministros Fernando Azevedo (Defesa), Sérgio Moro (Justiça), Luiz Eduardo Ramos (Governo), Braga Neto (Casa Civil), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), André Mendonça (AGU) e Antonio Barra Tores (Anvisa)– foi avaliada como positiva, por representar um “freio de arrumação”.

Os presentes deixaram claro concordar com a preocupação do presidente em relação à economia. Depois do encontro, em coletiva, Mandetta adotou de forma mais sutil a uniformização das medidas de isolamento e defendeu que o vírus pode afetar todo o funcionamento do país.

Ele também afirmou que a hidroxicloroquina, testada como medicamento para tratar a Covid-19, não é uma solução de curto prazo; e criticou as carreatas pró-abertura do comércio. “Daqui a duas semanas, três semanas, os que falam ‘vamos fazer carreata’ são os mesmos que ficarão em casa. Não é hora”, afirmou.

Com 3.904 mil casos, o Brasil registrou no sábado 114 mortos pelo novo coronavírus.

Leia Também

Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na Redação TRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente
VAI FALTAR ÁGUA FÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Fotos: Ricardo Agra/SED AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Tecnologia auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
VACINA - Foto: Bruno Rezende/Arquivo ALUNO IMUNIZADO
Aluno Imunizado: SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública
POLÍCIA CIENTIFICA - Foto: Divulgação COMBATE A DENGUE EM MS
Polícia Científica mobiliza 'Dia D' de combate à dengue na próxima quarta-feira

Mais Lidas

FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente