Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Estado inaugura, nos próximos dias, moderno Centro de Apoio a Autistas da Grande Dourados

Cerca de 70 milhões de pessoas padecem, em todo o mundo, de uma doença conhecida

2 Abr 2021 - 18h26Por Ricardo Minella/SES

Cerca de 70 milhões de pessoas padecem, em todo o mundo, de uma doença conhecida como Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, são cerca de 2 milhões de pessoas que requerem cuidados indispensáveis, principalmente se apresentarem comorbidades como epilepsia e deficiência intelectual. Para levar a sociedade a uma reflexão sobre o tema, a data de 2 de abril, foi designada como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O autismo, geralmente diagnosticado entre os 2 e 3 anos de idade, leva os pacientes a terem problemas na comunicação, socialização e no comportamento. A síndrome leva a criança a apresentar algumas características específicas, como dificuldade na fala e na expressão de ideias e sentimentos, a terem movimentos estereotipados, entre outras.

“Sabemos que o autismo não tem cura, mas o tratamento, quando realizado corretamente, pode facilitar o cuidado com a criança e tornar a vida dos pais um pouco mais facilitada”, salienta o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, que também é médico. Ele explica que em muitos casos, havendo o acompanhamento correto, a criança consegue levar uma vida bem próxima do normal.

De acordo com Resende, o Governo do Estado tem sido parceiro em ações de apoio a instituições de caráter filantrópico que se envolvem com o tema. Uma delas foi a construção, em Dourados, da sede própria da Associação dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), bem como a compra dos equipamentos para o funcionamento do local.

A obra foi construída no Bairro Jardim Canaã III, com recursos de R$ 1 milhão repassados pelo Governo do Estado, provenientes de emenda de Geraldo Resende ainda quando exercia o mandato de deputado federal, em 2018. Para os equipamentos, o Estado repassou, no ano passado, R$ 90 mil, que possibilitaram a aquisição de todo o mobiliário e materiais necessários. O local ainda não foi inaugurado por causa das restrições da pandemia, mas já está sendo utilizado pela entidade.

“Ter a oportunidade de apoiar esse tipo de trabalho é muito especial e gratificante. O trabalho dos pais e das famílias é o tipo de ação que muda o mundo para melhor e que toca no coração de todos", diz Geraldo Resende. "Nós garantimos, com apoio do Governo do Estado, a construção e os recursos para os equipamentos e agora temos um local melhor e mais completo para atendimento aos autistas da região", salienta.

A sede

A sede edificada no Bairro Canaã III, em Dourados, tem o objetivo de prestar atendimento aos autistas de toda a Região, que compreende trinta e três municípios e uma população de mais de um milhão de habitantes.

O prédio foi construído numa área de 2.450 metros quadrados. A edificação tem 1.102 metros quadrados, com capacidade para abrigar consultórios médicos, atendimentos pedagógicos diversos e de fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional, com a presença de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais

Os equipamentos adquiridos com recursos estaduais consistem em materiais específicos e fisioterápicos como cama elástica, bolas, rolo suspenso, plataforma suspensa, balanços, piscina de bolinhas, rede de lycra, trapézio, jogo e bancos, tatames, colchonetes, entre outros equipamentos.

“Não tenho palavras para agradecer ao governo do Estado e ao secretário Geraldo Resende pelo apoio que tem nos dado, a fim de que possamos prestar um atendimento gratuito, num primeiro momento, a 180 famílias. A sede própria e esses equipamentos vai nos possibilitar a, mais adiante, ampliar o atendimento e abrir novas vagas para moradores de outras cidades”, salienta Francisco Sobrinho de Brito, presidente da Associação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS