Menu
SADER_FULL
segunda, 2 de agosto de 2021
Busca
Saúde

Doenças da Primavera: saiba prevenir Caxumba e Catapora

26 Set 2014 - 08h40Por Diego Palmieri

Caxumba e Varicela (Catapora) são comuns o ano inteiro, mas a incidência de casos aumenta do fim do inverno até a primavera, quando as doenças de transmissão respiratória são mais frequentes pela facilidade de contágio principalmente em ambientes fechados. Segundo a infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos Graziella Hanna Pereira, as crianças estão mais a essas infecções, pois têm o sistema imunológico mais imaturo e estão mais expostas.

Para prevenir as doenças, a melhor forma ainda é a vacinação: bebês devem ser imunizados, aos 12 e 15 meses de idade, e os adolescente devem receber a tríplice viral –que protege contra Sarampo, Rubéola e Caxumba, em duas doses, com o mínimo, de 30 dias entre cada uma. De acordo com a especialista, a aplicação da vacina também pode ser considerada em quem vai viajar e pode participar em eventos de massa, como jogos, e em profissionais das áreas de saúde e educação.

Outro cuidado importante, para a proteção contra ambas doenças, é evitar contato respiratório com pessoas contaminadas e lavar as mãos ou usar álcool gel, depois do contato com doentes.

Caxumba exige repouso

Na Caxumba, o principal sintoma é o aumento, unilateral ou bilateral, de glândulas salivais, principalmente das parótidas. O maior risco da doença é o surgimento de complicações como orquite (inflamação nos testículos), pancreatite e meningite por caxumba. “Em homens, o cuidado deve ser redobrado, pois há o risco de infertilidade”, alerta Graziella.

Por ser uma doença viral, não há tratamento específico para a Caxumba, apenas com a indicação de medicações que aliviam os sintomas e com a recomendação de repouso para evitar as complicações.

Catapora é altamente contagiosa

A Catapora, ou Varicela, é uma doenças infecciosas de maior incidência no mundo, devido ao alto grau de contagiosidade. Com a imunização, agora parte do calendário nacional de vacinação e oferecida gratuitamente pelo SUS, espera-se a redução do número de casos. A doença pode se parecer com uma gripe, com febre e mal-estar, mas seu sintoma caraterístico é o surgimento de vesículas. As lesões começam no couro cabeludo e disseminam para tronco e membros e, frequentemente, atingem mucosas, como a oral e as regiões genitais. Essas lesões têm várias fases: vesículas, crostas e pústulas.

A especialista alerta que, apesar de geralmente ter evolução benigna, a Catapora pode oferecer riscos. “A doença pode evoluir de forma grave principalmente em imunossuprimidos –que têm o sistema imune com baixa atividade, como a forma hemorrágica, atingindo os pulmões e o sistema nervoso central. Também há risco de infecção de pele por bactérias ao coçar as feridas.”

O tratamento da Varicela é feito com antivirais. Já para a coceira, são recomendados antialérgicos orais, banhos com água fresca e o uso de talco mentolado ou pasta d’água. Os pacientes nunca devem coçar as feridas, para evitar infecção e cicatrizes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVÍRUS EM MS
Prosseguir: coletiva de imprensa híbrida será realizada nesta terça-feira, às 10h15
NOVA ONDA
China coloca milhões em quarentena após variante delta aumentar número de casos
MARIA DO JACARÉ
Comerciante que atraía jacarés com berrante morre após acidente doméstico em Miranda
BAIXA UMIDADE
Previsão do Tempo: Semana será marcada por baixos índices de umidade relativa do ar
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Morre o guerreiro Odinei Vilela, amigos se despedem nas rede sociais, luto em Fátima do Sul
FRIO INTENSO FRIO INTENSO E CHUVA
Frio não foi embora não e Agosto será mais gelado do que o normal com duas frentes frias e chuva
Crédito: Divulgação/Prefeitura de Dourados DOURADOS - VACINAÇÃO COVID-19
Prefeitura informa novo recorde de vacinação com 7,6 mil doses em 24h
Mato Grosso do Sul deve receber Pfizer e Coronavac neste fim de semana - Bruno Henrique MAIS VACINAS CHEGANDO
ESPERANÇA: Mais 79,4 mil doses de vacina contra Covid chegam neste sábado ao MS
SONHO INTERROMPIDO
Ultimo ensaio fotográfico minutos antes de médico sofrer choque e morrer nas vésperas de casamento
GUARDIÃO DO VALE DO IVINHEMA
Polícia Militar faz a entrega de mais de 500 cobertores no Vale do Ivinhema