Mato Grosso do Sul já registrou 14.023 casos prováveis de Dengue, sendo 8.384 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 49ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta terça-feira (9). Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 7 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Itaporã, Aparecida do Taboado, Coxim, Maracaju e Ponta Porã registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Campo Grande. Entre as vítimas, 7 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 201.633 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 14.116 casos prováveis, sendo 7.603 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 74 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 16 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 49- 2025
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 49 - 2025
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Kamilla Ratier
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também
AMOR AO PRÓXIMO
CARGD realiza ação social e entrega 7 cestas básicas para famílias carentes de Glória de Dourados
SANEAMENTO
Saneamento avança em MS e alcança mais de 2,5 milhões de pessoas
ACIDENTE FATAL
Homem é atropelado por ônibus com a neta em bicicleta elétrica e morre em MS
CAMPANHA INTERNACIONAL
Quebrando o Silêncio alerta para violência contra idosos em Mato Grosso do Sul
ACIDENTE FATAL
Avô que levava neta em bicicleta elétrica morre após acidente com ônibus
Mais Lidas
ACIDENTE FATALAvô que levava neta em bicicleta elétrica morre após acidente com ônibus
HOMICIDIOJovem é baleado, tenta correr por socorro e morre em seguida
CASO DE POLICIA'Destruída por dentro', disse mãe em despedida de jovem morto com facada no MS
FORA DO HABITATOnça-pintada é flagrada atacando e carregando cachorro para mata em chácara de Corumbá (vídeo)
EXECUÇÃO


Foto: Kamilla Ratier