Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 26 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Saúde

Boletim Covid confirma 701 novos casos e 17 óbitos em Mato Grosso do Sul

O cálculo da média móvel indica a confirmação de 638,7 pacientes por dia na última semana.

10 Set 2020 - 12h06Por Redação Fátima News

Mato Grosso do Sul confirmou mais 701 casos do novo coronavírus, conforme dados oficiais apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (10). O cálculo da média móvel indica a confirmação de 638,7 pacientes por dia na última semana. O total de infectados desde março totaliza 56.046 no Estado.

Mesmo com a média ainda considerada alta, o secretário de saúde, Geraldo Resende está confiante. “Nosso objetivo é abaixarmos a taxa de contágio da doença aqui no Mato Grosso do Sul, e para isso vamos precisar do apoio e união de todos nessa caminhada, e assim ter um setembro com números menores que os registrados em agosto”, afirmou. 

De acordo com a secretária-adjunta da SES, Christine Maymone os casos confirmados de hoje ainda estão dentro dos critérios anteriores do Ministério da Saúde, ou seja, critérios laboratoriais. “Estamos fazendo relatórios preliminares, reolhando e adequando as bases. Temos 1.270 casos aguardando revisão dos municípios pelos novos critérios, e 650 aguardando correção pelos novos critérios”, explicou referindo-se aos novos dados que serão agregados assim que houver a confirmação.

Além dos critérios laboratoriais passarão a valer: critério clínico que o médico atesta a partir dos sintomas; critério clínico epidemiológico, além de sinais e sintomas, contato com casos positivos; critério clínico por imagem, quando há sintomas e é feito um raio-X de tórax ou uma tomografia e o médico atesta que o paciente está com Covid.

O boletim epidemiológico apresentado nesta quinta-feira (10) também confirmou mais 17 óbitos em decorrência da doença. “Praticamente 16 vidas de sul-mato-grossenses por dia”, afirmou a adjunta da saúde, referindo-se a média móvel que indica 15,71 mortes por dia na última semana. Ao todo o Estado registrou 1.024 mortes desde o início da pandemia.  Para conferir o boletim epidemiológico detalhado acesse aqui.

Prosseguir

Durante live desta quinta-feira (10) foi apresentado o novo mapa do Prosseguir que sinaliza o grau de risco dos 79 municípios sul-mato-grossenses. O programa classifica as cidades em faixas de cores, que vão de risco baixo a extremo, e traz recomendações de medidas no âmbito da Saúde Pública, de Serviços Públicos e do Social a fim de nortear agentes da sociedade, principalmente entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19. 

Isolamento Social

A taxa de isolamento social mapeada em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (9) repetiu o índice de 33,5% do dia anterior. Em Campo Grande apenas 32,5% da população permaneceu em casa. Nos municípios a variação foi de 11,8% em Alcinópolis a 50% em Coronel Sapucaia. Confira aqui as demais cidades do Estado.  

 

Mireli Obando, Subcom

Deixe seu Comentário

Leia Também

ABSURDO
Mulher abandona o bebê no hospital após ele ser infectado pelo coronavírus
Paramédico retira mulher de uma ambulância na entrada de hospital em Burgos, na Espanha, na quarta-feira (21)  Foto: Cesar Manso/AFP 2ª ONDA DE CORONAVÍRUS
Com mais jovens infectados, Espanha declara novo estado de emergência por 2ª onda de Coronavírus
FÁTIMA DO SUL - LUTO
CORONAVÍRUS: Idosa é a 13ª morte registrada por covid-19 nas últimas 24h em Fátima do Sul
DOURADOS - MORTE POR COVID
Mulher morre por Covid após passar menos de um dia internada em Dourados
AÇÕES DO GOVERNO MS
Resultado do leilão da Sanesul encurta tempo de universalização e garante saúde para população de MS
SIM A VIDA
Brasil se une a Egito, Indonésia, Uganda, Hungria e EUA em declaração contra o aborto
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Mãe faz vaquinha para custear tratamento da filha com síndrome de West em Navirai
DOURADOS
Decreto estabelece que visitantes no cemitério devem usar máscara e ter distanciamento
VITIMA DA COVID-19
Auxiliar de enfermagem perde batalha contra covid-19 em Água Clara
GUERRA DA VACINA
Bolsonaro diz que não comprará vacina chinesa, mesmo se aprovada pela Anvisa