Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
RARIDADE

Bebê que nasceu segurando DIU intriga web; especialistas analisam chances

Um caso diferente viralizou na internet do mundo afora na segunda-feira (6).

7 Jul 2020 - 14h24Por Diario de Pernambuco
Um caso diferente viralizou na internet do mundo afora na segunda-feira (6). O Hospital Internacional Hai Phong, no Vietnã, divulgou, pelas redes sociais, o curioso caso de um bebê que nasceu segurando o DIU (Dispositivo intrauterino) da mãe. As imagens ganharam a capa de importantes jornais internacionais. Entretanto, as dúvidas em relação ao caso logo tomaram grandes proporções.
 
Alguns internautas duvidaram de tamanho "deboche" do recém-nascido e, entre outras dúvidas, questionaram se os médicos não poderiam ter colocado o dispositivo na mão da criança.
 
Segundo informa o jornal britânico Mirror, a mulher de 34 anos já tinha outras duas crianças e usou o método contraceptivo para tentar evitar uma nova gravidez, algo que não teria funcionado. Porém, por mais que a gestação com o DIU já tenha sido algo fora do comum, especialistas apontam que o bebê conseguir alcançar e agarrar o pequeno objeto é mais improvável ainda (mesmo que não impossível). O jornal Correio Braziliense ouviu dois especialistas para tentar elucidar o mistério.
 
"A medicina não é uma ciência absoluta, então, a chance, na prática, existe. Mas eu acho que seria quase impossível. É possível, mas dentro uma impossibilidade gigantesca", aponta Evandro Silva, obstetra da Maternidade Brasília.
 
Segundo José Gomes De Moura Neto, ginecologista do Hospital Anchieta de Brasília, o próprio fato de a gravidez existir com a presença do DIU já é incomum, e que isso só ocorreria diante de circunstâncias especiais: "A gente mede o tamanho do útero para o melhor posicionamento e segurança, mas o que ocorre é que, às vezes, o DIU pode se mover por diversos fatores, logo não pode impedir a fecundação com tanta eficácia ocasionando uma gravidez".
 
E sobre o bebê segurar o DIU? O ginecologista também aponta uma probabilidade mínima: "Isso realmente é quase impossível".
 
Neto explica que, anatomicamente, o contato entre o bebê e o DIU não é tão simples, e que, para o pequeno conseguir segurar o objeto, algo fora do comum teria de ocorrer: "Esse fato teria ocorrido se o bebê conseguisse romper a membrana amniótica (parte da placenta), algo improvável". 
 
Tanto Neto quanto Silva já tiveram experiências com gravidez que ocorreram apesar do uso do DIU, mas o bebê não teve um contato tão próximo com o dispositivo. "Dependendo de onde o DIU se encontra, o risco de tirar (durante a gravidez) é muito perigoso e pode gerar um aborto. Esses riscos têm de ser apontados e conversados com a paciente. Na prática, você segue todas as metodologias de um parto comum, sem mudar a abordagem padrão. Na hora do nascimento, avalia-se a possibilidade de retirada do DIU", conta o obstetra.
 
Silva explica ainda que não é certo desistir do DIU por conta de casos excepcionais: "Eu acho que é importante não criticar um método por uma situação dessas. O DIU não deve ser desconsiderado pela paciente como um método, já que tem sua eficácia".
 
Neto corrobora o argumento e sugere ainda que os métodos contraceptivos merecem estudo e cuidado na hora da escolha pela mulher: "É fundamental frisar que nenhum método é 100% eficaz. A paciente tem que entender o que é melhor para ela (em relação à variedade de métodos contraceptivos) e essa escolha tem de ser individual e muito bem estudada junto com o profissional de saúde".

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação