Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 5 de outubro de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Ao completar 18 anos, Júlia foi incentivada pelos pais a se tornar doadora de sangue

3 Fev 2026 - 07h40Por Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Menos de uma semana após completar 18 anos, a estudante Júlia Inaê Pereira Romero deu um passo importante de solidariedade ao se tornar doadora de sangue, incentivada pelos pais. O local escolhido pela família para esse gesto — que também representou uma superação pessoal para a jovem — foi o Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).

Apesar de ter passado a infância e a adolescência com receio até mesmo de exames de rotina que envolviam coleta de sangue, Júlia aceitou o desafio proposto pela família. “Vim assustada, foi uma superação, mas não senti nada. Saber que meu sangue vai ajudar outras pessoas deixou tudo mais leve”, contou a nova doadora.

A história da família com a doação de sangue começou há cerca de dez anos, com o pai de Júlia, o comerciante Fernando Dias, de 41 anos. “Vim ao Hemosul do Hospital Regional para doar para um tio que estava internado. No dia a dia é difícil sair do trabalho, mas há três anos tenho conseguido vir com frequência”, relembrou.

Após Fernando se tornar doador regular, a esposa Cristiana Romero, também de 41 anos, decidiu seguir o mesmo caminho. “Meu marido sempre teve vontade de doar sangue e nos motivou. Ele começou e, depois, passamos a doar juntos. Hoje, falei para a Júlia que foi o dia dela ter um ‘rolê de adulto’”, disse, em tom bem-humorado.

Com a esposa e a filha já engajadas, Fernando agora tem um novo objetivo: incentivar o filho de 14 anos a também participar dessa corrente de solidariedade nos próximos anos.

“A Júlia veio com receio, mas superou. Foi bem acolhida e gostou da experiência. Agora, vou tentar trazer meu filho quando ele completar 18 anos”, afirmou.

A responsável pela unidade de hemoterapia do HRMS, a enfermeira Erika Rosa, explica que não é necessário esperar até a maioridade para doar sangue. “A partir dos 16 anos já é possível doar, desde que o adolescente esteja acompanhado dos responsáveis legais”, orienta.

Para ser doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar 51 quilos ou mais e estar em boas condições de saúde. A primeira doação deve ocorrer até os 60 anos; após essa idade, a doação só é permitida para quem já é doador regular. No dia da doação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto.

O Hemosul também reforça algumas recomendações importantes: dormir bem na noite anterior, evitar esforços físicos, fazer uma refeição leve antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que a antecedem. Após a doação, a orientação é evitar esforços físicos por 24 horas. A hidratação tanto antes quanto após a doação de sangue também é primordial.

No HRMS, a unidade de hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, na Avenida Engenheiro Luthero Lopes, 36, no bairro Aero Rancho. Já o Hemosul Coordenador, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h. No primeiro sábado de cada mês, o atendimento é estendido até às 15h.

Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

VIOLENCIA DOMÉSTICA
Mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica terão renda por até seis meses
ACIDENTE FATAL
'Vou ser enterrada com ele', diz mãe de adolescente morto em acidente de moto com ônibus
TRAGICO ACIDENTE
Morre segunda vítima de acidente na BR-163, em MS
SAUDE
Dengue, zika e chikungunya: Jateí faz alerta para prevenção e destaca monitoramento ao mosquito
Imagem Ilustrativa AFOGAMENTO
Corpo é encontrado por pescadores na região da Sexta Linha, município de Fátima do Sul

Mais Lidas

urgente
Homem que faleceu em acidente entre Fátima do Sul e Dourados é identificado
08 ELEITOS DE MS
CONFIRA os 08 deputados federais eleitos em Mato Grosso do Sul nas Eleições de 2026
Entrada da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução / Campo Grande News)DEPUTADOS ELEITOS
VEJA quem são os 24 eleitos para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Trânsito
Homem morre em acidente grave na BR-376, entre Fátima do Sul e Dourados
ELEIÇÕES 2026
Instituto de pesquisa indica vitória de Riedel com 66,8% dos votos válidos, seguido por Fábio