O prazo está se esgotando para que eleitores de Mato Grosso do Sul com pendências na Justiça Eleitoral resolvam sua situação. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), mais de 90 mil pessoas no estado correm o risco de ter o título de eleitor cancelado caso não tomem providências até o dia 19 de maio deste ano.
A irregularidade atinge aqueles que deixaram de votar, não justificaram a ausência e tampouco quitaram a multa correspondente em pelo menos três turnos consecutivos. Para esses casos, a Justiça Eleitoral estabelece o cancelamento automático do título, o que pode gerar diversos transtornos além da perda do direito de votar.
Entre as consequências de ter o título cancelado estão impedimentos para tirar passaporte, obter matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e até para receber benefícios sociais do governo.
Felizmente, o processo de regularização pode ser feito de forma simples e rápida. Os eleitores podem verificar a situação do título acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), utilizando o número do CPF. Também é possível fazer a checagem e os ajustes necessários pelo aplicativo e-Título, disponível gratuitamente para smartphones.
Caso haja necessidade de pagamento de multa ou apresentação de justificativa, isso também pode ser feito pelo portal do TSE ou diretamente nos cartórios eleitorais.
O TRE-MS alerta que a regularização dentro do prazo evita complicações futuras e garante ao cidadão o pleno exercício dos seus direitos civis e políticos.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Bioparque Pantanal prorroga as inscrições para o Clube de Ciências até 19 de maio

Com recorde de inscritos, MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza

Em MS, 75% das vítimas de violência sexual são crianças e adolescentes

Proprietário de hamburgueria preso com 150 quilos de cocaína tem prisão preventiva decretada
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
