Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 8 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

SES e Imasul lançam guia pioneiro sobre convivência com quatis

8 Mai 2025 - 08h12Por Kamilla Nunes Ratier Camacho

Com foco na saúde única, material propõe práticas sustentáveis de interação entre humanos e fauna silvestre.

A convivência harmônica entre seres humanos e a fauna silvestre é um dos pilares do conceito de Saúde Única, que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental. A adoção de boas práticas, baseadas em evidências científicas e princípios da conservação ambiental, contribui para um ecossistema equilibrado, onde a saúde de todos os seres vivos é valorizada de forma integrada.

Nesse sentido, foi lançado oficialmente o Guia de Boas Práticas para a Coexistência entre Seres Humanos e Quatis, uma iniciativa inédita da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), por meio da Coordenadoria de Saúde Única, em parceria com o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) e o IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). O material propõe orientações claras e acessíveis para que a população conviva de forma respeitosa e segura com os quatis, animais muito presentes em áreas urbanizadas do estado.

O guia aborda desde a biologia dos quatis até os riscos sanitários associados à interação inadequada, como a alimentação artificial e o contato físico. A publicação é rica em ilustrações, dados científicos e recomendações práticas, alinhando-se à abordagem de Saúde Única, que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental.

“O lançamento deste guia representa um importante avanço na promoção da convivência harmônica entre a população e a fauna silvestre urbana. Em um contexto de expansão urbana e sobreposição de habitats, é essencial orientar a sociedade sobre comportamentos seguros, éticos e responsáveis. A saúde humana, a saúde animal e a preservação ambiental estão profundamente interligadas, e esse material dialoga diretamente com a abordagem da Saúde Única que temos promovido em Mato Grosso do Sul. Com informação acessível e embasada, buscamos reduzir riscos em saúde e fortalecer a consciência coletiva sobre a importância da conservação da biodiversidade nos territórios em que vivemos”, ressalta a superintende de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho.

A interação entre humanos e quatis pode resultar em consequências significativas para a saúde animal e humana. Estudos indicam que a alimentação artificial oferecida por humanos altera os parâmetros bioquímicos dos quatis, predispondo-os a doenças como obesidade e diabetes. Sob a ótica da Saúde Única, tais práticas também aumentam o risco de transmissão de zoonoses, destacando a necessidade de intervenções que considerem os impactos na saúde coletiva

Para Danila Frias, coordenadora de Saúde Única da SES e uma das autoras do guia, o material representa um marco importante na educação ambiental do estado. “A coexistência harmoniosa com os quatis é possível, mas exige conhecimento, respeito e mudança de comportamento. Este guia nasce como uma ferramenta educativa e transformadora, integrando ciência, conservação e saúde pública”, afirmou a coordenadora de Saúde Única da SES.

Já Aline Duarte, médica veterinária do CRAS e colaboradora do guia, reforça a importância da prevenção. “Nosso objetivo é evitar que práticas bem-intencionadas, como alimentar os quatis, acabem prejudicando esses animais. Uma alimentação inadequada pode causar doenças, alterar o comportamento natural e aumentar os riscos de zoonoses. O guia mostra que proteger os quatis é também proteger a nós mesmos”, explica Aline Duarte.

O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destacou o caráter inovador da iniciativa. “O guia reforça a importância de se entender que a convivência com a fauna exige responsabilidade. Em tempos de urbanização crescente, a orientação da população é fundamental para garantir tanto a proteção dos animais quanto a segurança das pessoas”, afirmou.

Na mesma linha, o gerente de Recursos Pesqueiros e Fauna do Imasul, Vander Melquíades, também ressaltou o alinhamento do trabalho com a missão institucional do Imasul. “Nosso papel é promover a conservação da fauna de forma integrada à realidade social. O guia é uma ferramenta educativa que fortalece a consciência ambiental e a preservação dos nossos ecossistemas”, pontuou.

O material estará disponível online para acesso gratuito no site da Secretaria de Estado de Saúde (www.saude.ms.gov.br) e do IMASUL (www.imasul.ms.gov.br). A publicação também deve subsidiar campanhas de conscientização e ações educativas desenvolvidas ao longo de 2025.

Com esse lançamento, Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional e pioneiro na construção de políticas públicas voltadas à convivência responsável com a fauna silvestre, alinhadas à abordagem de Saúde Única e com a proteção da biodiversidade. Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado brasileiro a ter um setor consolidado dentro da Secretaria Estadual de Saúde que trabalha essa integração entre a saúde humana, animal e ambiental.

Helton Davis, Comunicação SES

Fotos: Divulgação Coordenadoria de Saúde Única/SES

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Últimos dias para regularizar Título de Eleitor: Mais de 90 mil em MS podem ter documento cancelado
Em MS, 75% das vítimas de violência sexual são crianças e adolescentes
Um dos presos na sede do SIG, em Dourados; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia O proprietário de uma hamburgueria
Proprietário de hamburgueria preso com 150 quilos de cocaína tem prisão preventiva decretada
Foragido é preso após perseguição em Dourados e confessa furtos de motocicletas
Após morte de jovem, moradores do Nova Campo Grande cobram mais segurança no trânsito

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
Domingos Mariano chegou a ficar preso nas ferragens do veículo / MS Todo DiaNÃO RESISTIU
TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta
Região
Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
ACIDENTE FATAL
Grave colisão na MS-376 entre Ivinhema e Deodápolis tira a vida de motociclista