Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 2 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Região

No Baixo Pantanal, SES avança com o PlanificaSUS, priorizando a Saúde Mental e a formação de multipl

10 Abr 2025 - 08h07Por Kamilla Nunes Ratier Camacho

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) deu o pontapé inicial no Projeto PlanificaSUS, uma iniciativa realizada em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) por meio do PROADISUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS). O projeto, intitulado "PlanificaSUS: A organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária em Saúde", tem como objetivo central implantar uma metodologia de planejamento da atenção à saúde em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Um dos pilares deste triênio do PlanificaSUS é a oferta de processos educacionais, incluindo a formação de multiplicadores do instrumento MI-mhGAP (Manual de Intervenção mhGAP da Organização Mundial de Saúde). Alinhado à linha de cuidado prioritária da Região do Baixo Pantanal, que é a Saúde Mental, a primeira etapa do curso, iniciada nesta quarta-feira (07), priorizará a capacitação de profissionais das cidades que compõem essa região.

“A Formação de Multiplicadores MI-mhGAP consiste em um treinamento conjunto de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Saúde Mental. O objetivo é promover o uso do manual da OMS para integrar o cuidado em saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio do matriciamento e do cuidado escalonado. A iniciativa é especialmente voltada para profissionais da APS que não possuem experiência prévia ou prática consolidada no manejo de questões relacionadas à saúde mental”, explica Karine Costa, superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES.

 

A superintendente de Atenção Primária à Saúde destaca que o MI-mhGAP é uma ferramenta para a atenção primária organizar o atendimento e manejar casos de saúde mental. Ela destaca que muitos casos são encaminhados para serviços especializados, apesar de a APS, com sua ampla cobertura, poder resolver até 80% dessas demandas. “O curso visa capacitar profissionais da atenção primária para esse manejo, diminuindo as filas de espera na atenção especializada. A formação inicial de 40 multiplicadores da região do Baixo Pantanal foi priorizada devido ao projeto de planificação da atenção à saúde, que agora foca na saúde mental após trabalhar com a linha materno-infantil. Participam profissionais de diversas áreas da saúde da atenção primária e da SES, com o objetivo de expandir a capacitação para outras regiões. O MI-mhGAP é crucial para tornar a atenção primária mais resolutiva em saúde mental”, completa.

Com 15 anos de experiência na Estratégia de Saúde da Família, a enfermeira e professora visitante, Kerley Menezes, enfatiza a ligação entre saúde mental e atenção primária, dada a alta demanda. “O curso é uma oportunidade de ressignificar práticas, com uma dinâmica participativa. Esse treinamento visa capacitar profissionais da APS para resolver a maioria dos casos de saúde mental, para que estes assumam o cuidado da saúde mental na porta de entrada, resolvendo a maioria dos casos e encaminhando com critério para a atenção especializada, evitando assim encaminhamentos desnecessários”, destaca a enfermeira.

A professora da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) psiquiatra Camila Nogueira complementa essa visão ressaltando a importância da formação contínua para todas as categorias profissionais, unindo a teoria à prática e superando a lacuna existente no conhecimento em saúde mental, em comparação com outras áreas da saúde.

 

“Atenção Primária é o local estratégico para a detecção precoce e o manejo inicial dos transtornos mentais. Capacitar esses profissionais não apenas alivia a pressão sobre os serviços especializados, mas também oferece um cuidado mais próximo e integrado às necessidades da comunidade, reduzindo o estigma e facilitando o acesso ao tratamento”, afirma

 

Detalhes do Treinamento dos Multiplicadores MI-mhGAP:

 

Público-alvo: Profissionais da Atenção Primária à Saúde (Estratégia Saúde da Família, e-Multi e gestão municipal) e profissionais dos serviços especializados em Saúde Mental (Centros de Atenção Psicossocial e/ou Ambulatórios), com preferência para profissionais não psicólogos e sem experiência consolidada em saúde mental.

 

Critérios de participação: Formação de nível superior, prioridade para não especialistas em saúde mental, perfil pedagógico e disponibilidade para replicar os conhecimentos adquiridos.

 

Carga horária: 40 horas presenciais (05 dias consecutivos) por turma.

 

Formato: O treinamento será dividido em dois módulos, com a participação de um profissional da dupla em abril e o segundo profissional em junho.

 

Turmas: Serão formadas duas turmas. Totalizando 80 profissionais capacitados para serem multiplicadores. A primeira turma está agendada para os dias 07 a 11 de abril. E a segunda turma será realizada em entre os dias 23 à 27 de junho de 2025.

 

Helton Davis, comunicação SES

Fotos: Helton Davis

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

GLÓRIA DE DOURADOS - EXPOGLÓRIA 2025
Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas
SIG de Fátima do Sul Desvenda Esquema de Receptação e Recupera Motocicleta Furtada em Dourados
Festa da Linguiça de Maracaju começa sexta e vai até domingo
Polícia Militar Rodoviária deflagra operação "Dia do Trabalhador 2025
Caseiro é preso se escondendo na mesma região onde matou o patrão

Mais Lidas

Policial
Colisão entre carro e caminhonete mobiliza Corpo de Bombeiros na BR-376, em Fátima do Sul
Foto: Redes SociaisTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Carro capota após pneu estourar e motorista morre ao ser arremessado
Delegacia de Polícia de Deodápolis, onde caseiro está preso (Foto: Divulgação).DEODÁPOLIS - CRIME
CRIME: Caseiro confessa que matou patrão e alega 'legítima defesa' em Deodápolis
Plantão
Acidente entre caminhonete Nissan Frontier e Chevrolet Ônix, apesar da gravidade todos saem ilesos
VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Afonso Pereira, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento