Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 14 de junho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
JATEÍ - SAÚDE - AUTISMO

Jateí promoveu eventos no Abril Azul abordando o autismo e focando a inclusão das pessoas

1 Mai 2025 - 17h36Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

O município de Jateí promoveu diversas ações durante o mês de abril, que é dedicado ao debate e conscientização sobre o autismo, especialmente a inclusão das pessoas à vida cotidiana. A questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi abordado nas escolas e em outros eventos, sempre com foco na compreensão, acolhimento e inclusão.

Um dos eventos aconteceu nas dependências da Câmara, com a palestra “Descomplicando o Autismo”. A palestra contou com a participação da prefeita Cileide Cabral, educadores, pais e profissionais de saúde.

Evento sobre autismo na Câmara teve a participação de famílias, profissionais e da prefeita Cileide

Na palestra da fonoaudióloga Janaína Moura Borges (foto em destaque), foi evidenciado que o autismo é uma condição neurológica que afeta a maneira como a pessoa se comunica, interage socialmente e percebe o mundo. Cada pessoa autista é única, com habilidades e desafios variados — por isso o termo “espectro”. Algumas podem ter dificuldades na fala ou comportamento social, enquanto outras podem ser altamente habilidosas em áreas específicas. 

Os eventos em Jateí ressaltaram que o autismo não é uma doença, mas sim uma forma diferente de funcionamento do cérebro. Respeitar, acolher e buscar entender essas diferenças são passos fundamentais para a inclusão. “Quando oferecemos apoio adequado e promovemos a empatia, ajudamos a construir um mundo mais acessível e justo para todos”, disse Janaína.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede da Maria Gomes, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento
FOTO: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIA VICENTINA - SAÚDE - ONÇA PINTADA
Câncer de mama: Grupo Onça Pintada estaciona em VICENTINA para trabalho preventivo com as mulheres
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Rosária Fernandes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Zacarias da Silva, o 'Zaquinha', família informa velório e sepultamento
Doe a chance de um final feliz: Hemosul homenageia doadores no 14 de junho

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Rosária Fernandes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Região
Sucesso de público e emoção: Dia dos Namorados encanta casais no Hotel e Restaurante Na Chácara
Culturama
EXPORAMA 2025 abre hoje com Rodeio em Touros e Laço Comprido em comemoração aos 60 anos de Culturama
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do João Rodrigues, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento
Culturama
Veja as 6 galerias de fotos e relembre os momentos memoráveis do aniversário de 15 anos de Ana Lívia