Após a morte do jovem Expedito de Jesus Moitinho Neto, de 24 anos, que não resistiu às complicações do acidente que sofreu na madrugada de segunda-feira (5), no Nova Campo Grande, em Campo Grande, os moradores do bairro estão cobrando ações imediatas das autoridades municipais para melhorar as condições de segurança no trânsito da região.
A ação partiu da Associação de Moradores do Nova Campo Grande, que emitiu uma nota alertando para o risco iminente enfrentado diariamente por quem transita pelas ruas do bairro.
Segundo o documento, ao menos três acidentes fatais já foram registrados em 2024 na Avenida Wilson Paes de Barros, nas proximidades da Avenida Duque de Caxias. Também há registros de colisões graves no cruzamento com a Avenida 7, além de frequentes atropelamentos na Avenida Amaro Castro de Lima.
A comunidade relata que, mesmo após diversas tentativas de diálogo e envio de ofícios à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), nada foi feito. “Estamos cansados de cobrar providências e ver nossas solicitações sendo ignoradas. O que mais precisa acontecer para que algo seja feito?”, questionou a presidente da associação, Fábia Britez.
Entre as principais reivindicações dos moradores estão:
Instalação de redutores de velocidade;
Reforço da sinalização horizontal e vertical, que em muitos cruzamentos está apagada ou ausente;
Melhorias na iluminação pública, especialmente em pontos críticos como o cruzamento entre as ruas 50 e 57, e nas avenidas 4 e 9.
De acordo com a nota, a precariedade na sinalização, aliada à falta de iluminação e à imprudência de alguns motoristas, contribui diretamente para o alto número de acidentes. “Essa não foi a primeira morte, e infelizmente, pode não ser a última. Precisamos de ação imediata antes que mais famílias sejam destruídas por tragédias evitáveis”, afirmou Fábia.
A comunidade também solicita uma reunião emergencial com representantes da Agetran para avaliação in loco da situação viária do bairro e definição de medidas urgentes.
A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Campo Grande, mas não obteve resposta.
Em resposta, a Agetran escreveu:
A Agetran informa que já consta em nossa programação de serviço para que uma equipe vá até o local citado, realizar o levantamento e estudos técnicos, e incluir na programação de atendimento a implantação da sinalização adequada para o local.
Reafirmando seu compromisso com a segurança viária, uma equipe de manutenção será enviada para realizar todos os ajustes necessários ao longo da via, visando prevenir novos acidentes e garantir melhores condições de trânsito para a população.
A Agetran reforça a importância de que os motoristas respeitem as normas de circulação, atente-se à sinalização e sigam as orientações das placas para garantir a fluidez do tráfego e, principalmente, evitar acidentes.
O acidente
Expedito estava em uma motocicleta seguindo pela Rua 57 e acabou sendo atingido por um carro. Com o impacto, o motociclista sofreu ferimentos graves e foi atendido no local pelo Corpo de Bombeiros, sendo encaminhado em estado crítico à Santa Casa de Campo Grande.
A polícia verificou que ambos os motoristas estavam habilitados e que os veículos estavam devidamente licenciados.
O teste do bafômetro foi realizado no motorista do carro, mas deu negativo. O caso foi registrado como lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e será investigado pelas autoridades competentes.
*Matéria editada no dia 08/05, às 8h09, para acréscimo de informação*
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Bioparque Pantanal prorroga as inscrições para o Clube de Ciências até 19 de maio

Com recorde de inscritos, MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza

Últimos dias para regularizar Título de Eleitor: Mais de 90 mil em MS podem ter documento cancelado

Em MS, 75% das vítimas de violência sexual são crianças e adolescentes
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
