Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ENTREVISTA

Professor de Fátima do Sul monta arquivo das eleições 2020

Muitos devem se lembrar, e outros não, de que há uns 15 anos as campanhas eleitorais no Brasil eram recheadas de brindes que os candidatos e candidatas davam aos eleitores.

6 Nov 2020 - 16h05Por Adélio Ferreira - Fátimanews

Muitos devem se lembrar, e outros não, de que há uns 15 anos as campanhas eleitorais no Brasil eram recheadas de brindes que os candidatos e candidatas davam aos eleitores. Além dos conhecidos santinhos e adesivos, boné, camiseta, calendário, chaveiro, abridor de garrafa, copos, baton e até preservativo masculino com adesivo do candidato colado na embalagem eram oferecidos em época de campanha eleitoral, seja em eleições municipais ou gerais (governador, presidente, senador e deputado).

O Fatimanews teve o privilégio em exclusividade entrevistar o professor Wagner Cordeiro Chagas, que relatou detalhadamente o seu projeto.

Wagner disse que na Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), existe o Centro de Documentação Regional (CDR) e lá, entre outros arquivos de documentos, como jornais de vários municípios de Mato Grosso do Sul, cartazes, livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado, existem algumas caixas que guardam uma farta documentação sobre eleições no estado, desde a realização da primeira eleição para governador, em 1982. O centro é coordenado pelo professor do curso de História, Dr. Carlos Barros Gonçalves, e conta com o trabalho das bibliotecárias Ivanir Souza e Flávia Muglia.

Como pesquisador da história política de Mato Grosso do Sul, desde 2007, o professor Wagner Cordeiro Chagas, de Fátima do Sul, que fez mestrado em História e escreveu um livro sobre as eleições de 1982 em MS, pesquisou várias vezes nesse arquivo e a partir daí passou a colaborar com a preservação da memória política guardando os materiais que ele consegue a respeito da política local e estadual.

Neste ano de 2020 não está sendo diferente. Desde o início da campanha eleitoral para Prefeitura e Câmara Municipal de Fátima do Sul, o professor vem colecionando os santinhos dos 2 candidatos ao Executivo e dos 72 concorrentes ao Legislativo. Segundo ele “é um trabalho muito legal, pois se parece muito com as antigas coleções de figurinhas que a gente fazia quando criança”. Para ele é um prazer poder contribuir para que no futuro daqui uns 50, 100 anos, quando alguém da região for pesquisar sobre política em Fátima do Sul, ter um material guardado, preservado. A maioria dos santinhos ele colheu de sua caixinha dos Correios e dos candidatos que passaram em sua casa; outros ele foi pessoalmente aos candidatos e candidatas pedir, que entenderam o motivo e ficaram muito felizes ao saber que já estão colaborando com a história do município.

Como historiador, o professor relata que “existem várias versões da História, no entanto, para escrevê-la, o pesquisador precisa consultar as fontes, os arquivos para produzir um trabalho de qualidade e que possa contribuir com a formação crítica dos cidadãos e cidadãs”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível
Fotos: Felipe das Neves Monteiro, pesquisador da Agraer AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação