FÁTIMA DO SUL - PALAVRA DO PRESIDENTE
'Enfrentar desafios é nossa especialidade', diz presidente da ACIFAS de Fátima do Sul

“Implantação inicial de uma Central de Distribuição da Veiling em Fátima do Sul, cobrindo estrategicamente os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, mais Paraguai e Bolívia, facilitando a logística para os atacadistas e ampliando ainda mais o espectro de atendimento de brasileiros, paraguaios e bolivianos”. Foi um trecho da proposta oficial que a ACIFAS fez em 2017 à maior empresa de flores de Holambra, uma entre outras dezenas de iniciativas.
Nessa proposta para a Veiling deixávamos clara também “a intenção de cooptar empresários da cidade para constituição de uma empresa paralela – ou até mesmo uma cooperativa – com o objetivo de comercializar no varejo plantas ornamentais e produtos correlatos, como vasos, embalagens, terra, adubo, fitas, etc., etc.”, e tentar o aproveitamento, a longo prazo, das pequenas propriedades do município para produção de flores destinadas ao suprimento desse mercado, tudo ligado de alguma forma à Veiling.
Essa proposição representaria um forte incremento na transformação de Fátima do Sul em destino turístico regional, com as providencias subsequentes de formação do receptivo, entre outras ações. Infelizmente, porém, a ideia – levada a Holambra por uma Comissão formada pela Acifas – “morreu na casca”. Não foi encarada aqui com a importância devida e o diálogo aberto com a Veiling, apoiado pelo Sebrae e coordenado pelo então vice-presidente Fabiano Nunes de Oliveira (que representou o presidente José Massariol), acabou no esquecimento.
Mas a Acifas, mantendo sua tradição de luta por Fátima do Sul, não desistiu. Ainda em 2017, levou a Brasília e apresentou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento um anteprojeto de pesca esportiva, visando exploração do rio Dourado. Recebeu a simpatia e aprovação da ministra Tereza Cristina, porém não se conseguiu superar entraves técnicos sem apoio – de novo. E assim caminhamos numa trilha espinhosa, quase sempre encarando dificuldades que poderiam ser transpostas com boa vontade e determinação, o que não nos falta.
No meio dessas batalhas e depois de mais de uma década de luta, veio a implantação do Polo Industrial, com ajuda do Governo do Estado da época. Polo, aliás, que continua carente até hoje de ações para conquista de micros e pequenas indústrias, fontes de emprego e renda. Pois bem. Novos desafios surgem quase sempre. Colaborando com o Poder Público do município (Executivo/Legislativo/Judiciário) e demais autoridades em toda e qualquer circunstância positiva, a Acifas continua a postos, sem jamais fugir das finalidades a que sempre se propôs: participar ativamente da vida da comunidade. Com coragem e destemor. Afinal, o Criador é nosso parceiro.
VITOR DALAN RODRIGUES
Presidente
Mais em EconomiaVer mais
Com desenvolvimento econômico e social, MS avança em oferta de emprego e melhoria da renda

Comércio deve abrir até as 22h nas semanas que antecedem o Natal
Governo de MS anuncia investimentos e ações emergenciais nas rodovias do Vale do Ivinhema

FCO aprova mais R$ 100 milhões para impulsionar investimentos em 33 municípios de MS


