Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 9 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
VACINA NO MS - CORONAVÍRUS

Prefeitos já se planejam para vacinação nas aldeias e elogiam ações do Estado no combate à pandemia

Os prefeitos dos municípios com grande população indígena no Estado

19 Jan 2021 - 08h09Por Subsecretaria de Comunicação de Mato Grosso do Sul

Os prefeitos dos municípios com grande população indígena no Estado já começaram o planejamento para vacinação da covid-19 nas aldeias, já que o grupo está na primeira fase do plano de imunização. Eles também elogiaram a atuação e dedicação do governo estadual no enfrentamento a pandemia e empenho para que Mato Grosso do Sul começasse a imunizar a população.

A primeira etapa de vacinação será destinada aos idosos com mais de 60 anos que moram em instituições de casas de repouso e asilos, além dos trabalhadores de saúde que estão na linha de frente da Covid-19 e das comunidades indígenas, em que Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população do Brasil.Prefeito de Aquidauana (Foto: Chico Ribeiro)

O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, vai se reunir com sua equipe de saúde para definir como será a vacinação no município, que tem uma população indígena de 12 mil pessoas, em 11 aldeias. “Eu gostei muito do critério adotado e achei bem feito colocar os indígenas nesta primeira fase entre os prioritários”, descreveu. A cidade também tem 5.82 idosos (acima de 60 anos), segundo o IBGE (Instituto Brasileira Geografia e Estatística).

Já em Dourados, com aproximadamente 18 mil indígenas, o prefeito Alan Guedes também citou que já começou o planejamento (vacinação) para as aldeias e que neste momento aguarda a definição de quantas doses irá ao município, para fazer os ajustes necessários. “Temos a maior reserva indígena perto da cidade e que precisa de muita atenção, em função da doença”. Também haverá o cuidado com os idosos, que chegam a 18.231 no município.Prefeito de Amambaí (Foto: Chico Ribeiro)

Para o prefeito de Amambai, Edinaldo Luiz de Melo, tanto o cuidado com a pandemia, como a imunização é o resultado do empenho do governador Reinaldo Azambuja, do secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel e do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. “Houve um grande esforço do Estado nas medidas ao longo da pandemia e agora na distribuição (vacinas) ”.

Ele ressaltou que a chegada da vacina será um “divisor de águas” e um marco importante no tratamento da doença, dando esperança para se chegar ao controle da pandemia. “Estamos muito felizes e já em contato com a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) para montar esta estratégia de ação nas comunidades indígenas”. A cidade de acordo com o IBGE conta com 3.329 idosos e 8,8 mil indígenas.

Prefeito de Miranda (Foto:Chico Ribeiro)

Em Miranda a população estimada é de 8 mil indígenas, destes 795 acima de 60 anos. O prefeito Edson Moraes vai se reunir com sua equipe de saúde para também fazer o planejamento desta imunização. No município também são 2.375 idosos.

Comunidade indígena

A subsecretaria estadual Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena, comemorou a chegada das vacinas e a inclusão dos indígenas já na primeira fase. “Temos a segunda maior população (indígena) do País e a vacina nos deixou muito contente e alegres, porque já perdemos muitas pessoas queridas nas comunidades, entre idosos, jovens e mulheres”, declarou.

Silvana disse que a pasta acompanhou todo o processo e empenho do governador nas ações de combate à pandemia e a busca pelas vacinas. “As comunidades indígenas agradecem e nos anima a ter esperança para combater este vírus, que já nos trouxe tantas notícias ruins”.

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), a população indígena soma 80.459 habitantes, presentes em 29 municípios. Eles são representados por oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató.Indígenas aldeados são prioridade no plano de imunização (Chico Ribeiro)

Já a população acima de 60 anos no Estado é de aproximadamente 412 mil pessoas, o que representa 15% da população sul-mato-grossense, conforme dados divulgados pelo IBGE.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul é lugar de legislar em prol das mães sul-mato-grossenses AÇÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MS
Dia das Mães: Leis da ALEMS amparam quem se dedica à arte de maternar
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - EDUCAÇÃO
Jateí avança na construção de uma Educação Inclusiva
Foto: Arquivo/Secom (Aeroporto de Bonito) NOTÍCIA BOA
Com ambiente positivo, MS vai receber novos voos nacionais para Bonito e Dourados
FOTOS: ASSESSORIA VICENTINA EM BRASÍLIA
Vicentina: Articulações em Brasília dão visibilidade e abre novas possibilidades e conquistas
Mais Social garante alimentação e fortalece o futuro de milhares de famílias em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
Domingos Mariano chegou a ficar preso nas ferragens do veículo / MS Todo DiaNÃO RESISTIU
TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta
Região
Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
CULTURAMA DE LUTO
Familiares e amigos se despedem de Lázaro Pegoraro, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento