Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
JATEÍ - OBRAS NÃO PARAM

Jateí garante boas estradas rurais para a produção e as pessoas transitarem

18 Mar 2022 - 13h00Por Elias Ferreira / Lupa News

O município de Jateí está entre os municípios de Mato Grosso do Sul com maior extensão de sua malha viária.  As estradas rurais representam verdadeiras artérias para o desenvolvimento econômico, social e humano, pois são a partir delas que passam a produção local, as pessoas que residem nas diferentes localidades e também o transporte escolar.

Para garantir que a população tenha plena condições de deslocamento em seu cotidiano, a Prefeitura de Jateí mantém frentes de trabalho permanentes que fazem a recuperação e manutenção das estradas rurais do município. A ação contempla todas as principais linhas de acesso, oferecendo acessibilidade para pessoas e veículos nos mais diferentes tipos de transporte.

Em função da grande extensão territorial, em alguns trechos do município, a Prefeitura estabelece parcerias com o governo estadual, produtores e empresas rurais para viabilizar o atendimento viário e o escoamento da produção. Na divisa com os municípios de Ivinhema e Naviraí, por exemplo, a Prefeitura tem uma parceria consolidada com a usina Adecoagro, sendo que mais recentemente firmou ação de cooperação de fornecimento de cascalho com a usina Central Energética para a execução de melhoramentos na linha do Potreirito, que tem ainda a presença do Governo do Estado.

Como a estradas recebem um trânsito pesado, o trabalho de recuperação e estruturação das vias exigem a execução de várias etapas para garantir sua qualidade e durabilidade. Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rodrigo Félix, as frentes de serviço promovem o levantamento do leito das estradas para que elas não sofram com a ação da erosão, vindo depois o aterramento, compactação e encascalhamento.

Outra medida para conter a erosão é a implantação de lombadas de indução das enxurradas para a margem das vias, com aberturas laterais de escoamento e abertura de caixas de contenção de água em toda a extensão das estradas. “É um trabalho que envolve o esforço de pessoal especializado e máquinas como motoniveladoras, pá carregadeira, escavadeira e caminhões”, explica o secretário.

Trabalho inédito – A determinação para execução deste trabalho minucioso nas estradas rurais de Jateí é do prefeito Eraldo Jorge Leite. Conforme apurado pela reportagem, este trabalho nas vias de tráfego de pessoas e veículos é inédito, pelo menos na última década. “Pelas nossas estradas passam as pessoas e a nossa produção agropecuária. É nosso compromisso manter essas vias em perfeito estado para o acesso delas aos seus destinos, garantindo o direito de ir e vir com as melhores condições possíveis de trafegabilidade”, enfatiza o prefeito.

A assessoria do prefeito informou que atualmente as frentes de serviço na zona rural estão concentradas na linha do Potreirito nascente. sendo que posteriormente os trabalhos serão executados também na linha do Oculto poente. Ainda de acordo com a programação, outra linha a ser beneficiada com ação de manutenção será a do Caraguatá

No final de 2021, a Prefeitura de Jateí efetuou outra importante obra na localidade conhecida como Dois Bolichos, na divisa com o município de Vicentina. Com serviços de drenagem, terraplanagem, patrolhamento e cascalhamento, a atual administração contemplou um anseio antigo da população das linhas do Barreirão e Barreirinho, encurtando distâncias e promovendo a integração regional.

 

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível
Fotos: Felipe das Neves Monteiro, pesquisador da Agraer AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho