Menu
SADER_FULL
segunda, 8 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
JATEÍ - OBRAS NÃO PARAM

Jateí garante boas estradas rurais para a produção e as pessoas transitarem

18 Mar 2022 - 13h00Por Elias Ferreira / Lupa News

O município de Jateí está entre os municípios de Mato Grosso do Sul com maior extensão de sua malha viária.  As estradas rurais representam verdadeiras artérias para o desenvolvimento econômico, social e humano, pois são a partir delas que passam a produção local, as pessoas que residem nas diferentes localidades e também o transporte escolar.

Para garantir que a população tenha plena condições de deslocamento em seu cotidiano, a Prefeitura de Jateí mantém frentes de trabalho permanentes que fazem a recuperação e manutenção das estradas rurais do município. A ação contempla todas as principais linhas de acesso, oferecendo acessibilidade para pessoas e veículos nos mais diferentes tipos de transporte.

Em função da grande extensão territorial, em alguns trechos do município, a Prefeitura estabelece parcerias com o governo estadual, produtores e empresas rurais para viabilizar o atendimento viário e o escoamento da produção. Na divisa com os municípios de Ivinhema e Naviraí, por exemplo, a Prefeitura tem uma parceria consolidada com a usina Adecoagro, sendo que mais recentemente firmou ação de cooperação de fornecimento de cascalho com a usina Central Energética para a execução de melhoramentos na linha do Potreirito, que tem ainda a presença do Governo do Estado.

Como a estradas recebem um trânsito pesado, o trabalho de recuperação e estruturação das vias exigem a execução de várias etapas para garantir sua qualidade e durabilidade. Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rodrigo Félix, as frentes de serviço promovem o levantamento do leito das estradas para que elas não sofram com a ação da erosão, vindo depois o aterramento, compactação e encascalhamento.

Outra medida para conter a erosão é a implantação de lombadas de indução das enxurradas para a margem das vias, com aberturas laterais de escoamento e abertura de caixas de contenção de água em toda a extensão das estradas. “É um trabalho que envolve o esforço de pessoal especializado e máquinas como motoniveladoras, pá carregadeira, escavadeira e caminhões”, explica o secretário.

Trabalho inédito – A determinação para execução deste trabalho minucioso nas estradas rurais de Jateí é do prefeito Eraldo Jorge Leite. Conforme apurado pela reportagem, este trabalho nas vias de tráfego de pessoas e veículos é inédito, pelo menos na última década. “Pelas nossas estradas passam as pessoas e a nossa produção agropecuária. É nosso compromisso manter essas vias em perfeito estado para o acesso delas aos seus destinos, garantindo o direito de ir e vir com as melhores condições possíveis de trafegabilidade”, enfatiza o prefeito.

A assessoria do prefeito informou que atualmente as frentes de serviço na zona rural estão concentradas na linha do Potreirito nascente. sendo que posteriormente os trabalhos serão executados também na linha do Oculto poente. Ainda de acordo com a programação, outra linha a ser beneficiada com ação de manutenção será a do Caraguatá

No final de 2021, a Prefeitura de Jateí efetuou outra importante obra na localidade conhecida como Dois Bolichos, na divisa com o município de Vicentina. Com serviços de drenagem, terraplanagem, patrolhamento e cascalhamento, a atual administração contemplou um anseio antigo da população das linhas do Barreirão e Barreirinho, encurtando distâncias e promovendo a integração regional.

 

 

 

Leia Também

FOTO: CHICO RIBEIRO AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para fortalecer estruturas de saúde, Governo do Estado empossa 201 novos servidores
VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba ouve pedido da comunidade da 4ª Linha e pede redutor de velocidade para tráfego de caminhões
FOTO: ASSESSORIA AÇÕES MARA CASEIRO
Caarapó: Mara Caseiro solicita veículo para atender comunidade Divina Misericórdia
ELEIÇÃO 2022
Riedel avisa que vai fortalecer políticas públicas para as mulheres
ELEIÇÃO 2022
Fator "grupo" pesou na escolha de Barbosinha como vice de Riedel
FOTO: ASSESSORIA CORRIDA PELO GOVERNO DE MS
'História de serviços credencia Barbosinha', diz Riedel ao escolher candidato a vice
FOTO: ASSESSORIA ELEIÇÕES 2022 - POLÍTICA
'Eduardo Riedel conhece o Mato Grosso do Sul como a palma de sua mão', afirma Tereza Cristina
CANDIDATO AO GOVERNO DE MS
Riedel: "Coloco meu nome, minha história de vida, minhas mãos limpas, com autonomia, independência e
ELEIÇÃO 2022
PL anuncia 20 candidatos a deputados estaduais, 9 a deputados federais e apoio a Riedel em MS
AVALIAÇÃO POSITIVA GOVERNO MS
Reinaldo ganha mais avaliações positivas e aprovação chega a 67,9%