A Câmara de Campo Grande vai passar por momentos decisivos nesta segunda (18) e terça-feira (19). Isso porque a Comissão Processante deve receber hoje o parecer da Procuradoria Jurídica sobre o pedido de afastamento do prefeito Alcides Bernal (PP), feito por Raimundo Nonato e Luiz Pedro Gomes Guimarães, os mesmos que solicitaram a Comissão Processante.
A decisão de afastar ou não o prefeito pode trazer resultados imediatos, visto que caso obtenha sucesso, o pedido de Nonato e Luiz Pedro pode mudar o prefeito de Campo Grande, pelo menos até o fim do trabalho da comissão. Se a Câmara votar pelo afastamento na sessão desta terça-feira, conforme preconiza o regimento, o vice-prefeito, Gilmar Olarte (PP), já assume na quarta-feira (20), quando será publicada a decisão da Câmara.
Raimundo Nonato e Luiz Pedro entendem que o fato de o prefeito estar exercendo a função, mesmo sendo denunciado, atrapalha os trabalhos de investigação, visto que, constantemente, fala-se em cooptar partidos para se livrar da cassação na Câmara. O prefeito precisa de apenas 10 votos, dos 29, para derrubar a cassação na Câmara.
O relator da comissão, vereador Flávio César (PTdoB), explica que a Procuradoria Jurídica dirá se é ou não possível fazer o decreto para afastar o prefeito. Com o parecer em mãos, a Comissão Processante, que ainda tem Edil Albuquerque (PMDB) e Alceu Bueno (PSL), define se é favorável ou não ao afastamento.
Se a comissão entender que não é necessário, o pedido é arquivado, e a investigação continua normalmente. Caso contrário, o parecer da comissão vai à votação na Câmara, onde Bernal precisará de dois terços dos votos, 20 dos 29, para escapar.
“O parecer é mais pela legalidade. Estamos fazendo tudo dentro da legalidade. É mais para dar o embasamento legal. Precisamos deste parecer para fazer tudo de acordo com o que rege a lei. Hoje vence o prazo para conceder o parecer, aí vamos nos reunir e tomar uma decisão”, concluiu o vereador Flávio César.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Coxim vai avançar em pavimentação e drenagem com obras de infraestrutura em diferentes bairros

MS Ativo contempla drenagem, pavimentação e projeto para reforma do parque de exposições em Costa Ri

Para melhoria da infraestrutura urbana, MS Ativo atende projeto de pavimentação em Aparecida do Tabo

Governo do Estado lança licitação para obra de infraestrutura em Itaporã

Santa Rita do Pardo vai ganhar pavimentação, ampliação de hospital e obra no polo industrial
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Fátima do Sul se despede de Ozano Ladislau, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

Bebê nasce com a irmã gêmea dentro do abdômen em caso raríssimo na Colômbia
