Menu
SADER_FULL
sexta, 30 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
CAPITAL

Grazielle Machado quer o rastreamento precoce do autismo em Unidades de Saúde

6 Dez 2013 - 14h19

Tramita desde junho, na Câmara Municipal de Campo Grande um Projeto da vereadora Grazielle Machado (PR) determinando que o Município adote ações de vigilância precoce do autismo nas Unidades Públicas de Saúde e Educação do Município, especialmente em crianças de seis meses a dois anos de idade. 


Na defesa do projeto, Grazielle explica que existem estudos apontando que o tratamento precoce dessas crianças com risco de autismo podem proporcionar maiores chances de um desenvolvimento funcional, se diagnosticado antes dos três anos de idade. 
Na mesma esteira, a vereadora lembra que Lei Orgânica do Munícipio prevê a criação de programas de prevenção e atendimento especializado a pessoas com deficiências ou, no caso uma disfunção global de desenvolvimento como é caracterizado o autismo. "É nosso dever enquanto parlamentares elaborar ações, campanhas ou mecanismos de prevenção e detecção antecipada de doenças ou disfunções como o autismo, já que está mais que provado que é possível sim que o autista tenha uma vida funcional se obtiver um tratamento adequado", pontuou.

Pelo texto, uma vez diagnosticadas, as crianças deverão ser cadastradas num censo único da Prefeitura, a fim de poder ofertar os devidos tratamentos. Caberá também ao Executivo Municipal a elaboração de campanhas de conscientização para pais e profissionais de saúde a exemplo da escala Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT) desenvolvida pela Dra. Diana Robins, que é um instrumento de rastreamento precoce de autismo, que identifica indícios desse transtorno em crianças entre 18 e 24 meses. É simples e aplicável por qualquer pessoa, já que consiste na observação de comportamentos específicos da criança.

O projeto, que deve entrar em votação nos próximos dias, já passou pelas Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, Saúde e Cidadania e Direitos Humanos. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

INCÓGNITA
Governo ainda não definiu como será o 13º de quem teve corte salarial
PRÊMIO GESTÃO PÚBLICA
Por meio virtual, Escolagov entrega XV Prêmio na Gestão Pública
Obra feita pelo Governo do Estado na Avenida Hayel Bon Faker, em Dourados (Foto: Helio de Freitas) DOURADOS - AÇÕES GOVERNO MS
Governo de MS libera mais R$ 10 milhões para recuperar ruas da área central em Dourados
NOTA DO PT
Discussão entre candidato a prefeito e vereadora de C. Grande motiva Nota do PT
FOI MAL
Bolsonaro recua e revoga decreto que facilita privatização dos postos do SUS
AGRESSÃO
Vídeo: Pedro Kemp surta, xinga e agride candidata à vereadora pelo PT
MS 43 ANOS
Investimentos do Governo promovem desenvolvimento urbano em Sonora
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com mais três projetos em estudo, Azambuja destaca sucesso de parcerias com a iniciativa privada
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS autoriza 548 vagas para Curso de Formação de Sargentos do Bombeiros e Polícia Militar
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Reinaldo Azambuja anuncia promoção de 3,7 mil servidores civis e militares