Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DOURADOS 78 ANOS

Dourados faz hoje 78 anos e Murilo diz “Escolhi Dourados como projeto de vida”

O casal Murilo e Cecília Zauith, que representa para Dourados o avanço e a democratização

20 Dez 2013 - 08h15Por DOURADOS AGORA / César Cordeiro

Diretora financeira da Unigran, Cecília Zauith, e o marido, o engenheiro civil Murilo, que em 1.978 projetou o primeiro prédio próprio e instalou a estrutura física onde funciona até hoje a instituição de ensino superior que começou com dois cursos e hoje tem 27 graduações, 9 pós-graduações e vários polos de ensino à distância no Brasil e exterior, referência no setor.

O casal Murilo e Cecília Zauith, que representa para Dourados o avanço e a democratização do ensino superior, encerra mais um ano de conquistas frente ao Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) que ingressou nos seus 37 anos, em 2013. No começo, a Socigran oferecia apenas os cursos de direito e administração, até então, dois cursos inéditos na cidade, mas aos poucos, com o esforço de ambos, foi se tornando uma das maiores universidades do Brasil, com cursos em praticamente todas as áreas que atendem até mesmo o exterior através da modalidade de Ensino à Distância, o EAD.

Hoje, Murilo Zauith, presidente de honra da Unigran, tem a responsabilidade de comandar o destino da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Ele foi reeleito em 2012 para um mandato de quatro anos. Assumiu primeiramente um mandato tampão em 2011 em um período conturbado de uma crise política sem precedentes pelo que passava a cidade de Dourados. Na realidade, uma crise de autoestima que os douradenses viviam.

O início

Assim que entrou na vida pública, sendo eleito deputado estadual em 1993, Murilo se afastou da Universidade deixando a missão para a sua esposa, Cecília Zauith. Ele lembra que quando assumiu como diretor da então Socigran, que funcionava ao lado da Igreja Matriz, no Educandário Santo Antônio, atuava durante à noite e durante o dia exercia a profissão de engenheiro civil. À época, fazia parte de um grupo composto pelos saudosos: João Totó Câmara, Ivo Cersózimo, Valderez de Oliveira e Luiz Carlos de Mattos Filho, hoje advogado militante em Dourados.

Em 1978, como engenheiro civil, Murilo projetou um prédio próprio e instalou a estrutura física onde funciona até hoje a Unigran. Quando se mudou para o prédio próprio existia apenas um bloco com dois cursos: direito e administração. Na medida em que foram surgindo demandas por novos cursos, o local foi se expandindo e tudo que existe de estrutura hoje é fruto de projetos do engenheiro Murilo. Indagado sobre com quem divide tanto sucesso, Murilo respondeu: “Divido com os meus funcionários, todos os meus 700 funcionários”.

Murilo Zauith entrou na política assim que já tinha encaminhado tudo na vida profissional. “Primeiro eu cuidei da minha vida empresarial, para depois entrar na vida pública, entrei na vida pública no momento em que me sentia independente para entrar”.

Murilo viu em Dourados uma oportunidade de desenvolver todos os seus projetos, começando pela vida profissional, até a etapa seguinte que era a vida pública. “Escolhi Dourados como um projeto de vida e tive a oportunidade de crescer junto com a cidade”.

Hoje, são 27 cursos presenciais e mais nove cursos na modalidade de Ensino à Distância, e ainda, nove cursos de pós-graduação (Lato Sensu). Com uma infraestrutura superior a 64 mil metros quadrados e mais de 70 laboratórios, a Unigran também é conhecida em Dourados pelos serviços prestados à comunidade. As clínicas são referência em atendimento, como fisioterapia, odontologia, nutrição, psicologia e estética, além de laboratório de análises clínicas, farmácia, Hospital Veterinário e núcleos de apoio em serviços jurídico e de assistência social.

Murilo e Cecília Zauith tiveram dois filhos em Dourados: Marcelo e Mariana. Natural de Barretos (SP), Murilo Zauith nasceu em 17 de julho de 1950. Filho de Maria do Carmo e Mussi Zauith.

Chegou a Dourados em 1976, um ano após se formar em Engenharia Civil, onde instalou seu escritório de engenharia, atuando na área até 1993. Nesse mesmo ano foi secretário de Planejamento da Prefeitura de Dourados. Hoje ocupa o cargo de prefeito após ser reeleito em 2012 pelo PSB na coligação: Dourados Unida por nossa Gente, com 65.794 votos (62,43%), tendo como vice, Odilon Azambuja (PMDB).

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível
Fotos: Felipe das Neves Monteiro, pesquisador da Agraer AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho