Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 19 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Policial

Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS conquista liminar garantindo direito de filiado acumular

Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS conquista liminar garantindo direito de filiado acumular dois cargos efetivos

8 Mai 2024 - 11h21Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

O Sindicato dos Peritos Papiloscopistas de MS (SINPAP/MS) impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar,   em favor de um filiado para que acumular dois cargos efetivos, sendo o de perito papiloscopista e o outro de professor da rede estadual de ensino. A ação foi vitoriosa, com a justiça garantindo o direito do trabalhador.

A ação do sindicato se deu após a Coordenadoria Geral de Perícias, ter indeferido pedido administrativo do servidor para acumular os cargos, com a justificativa  de que o cargo de perito papiloscopista seria em “regime de dedicação exclusiva” e que não se enquadraria nas hipóteses previstas na Constituição Federal. O caso então foi remetido ao Conselho de Recursos Administrativos de Servidores do Estado (CRASE), que também deu parecer contrário ao trabalhador.

Em suas razões, a Procuradoria-Geral do Estado, através do CRASE , declarou que o cargo e função desempenhadas pelo perito papiloscopista não se afiguraria como técnico ou científico, e via de consequência, seria inacumulável com o cargo de professor ou mesmo com outro cargo público. Por se tratar de cargo “burocrático”.

As decisões contrárias levaram o servidor acionar o Sinpap/MS, que através de sua assessoria jurídica garantiu o direito de seu filiado. O Tribunal de Justiça do Estado de MS concedeu liminar para que a autoridade coatora suspenda o ato lesivo, assegurando ao servidor, além da manutenção do seu cargo como perito papiloscopista, o direito de exercer cumulativamente também o cargo de professor, no qual foi aprovado por meio de concurso público.

O Tribunal deferiu a liminar até o julgamento do mérito do mandado e, no mérito, pela concessão da segurança para ser declarada ilegal a decisão que considerou ilícita a acumulação do cargo de perito papiloscopista com o de professor, bem como ser considerada legal a posse do impetrante para o Cargo de Professor da Carreira Profissional de Educação Básica do Estado de MS.

“No caso, em um juízo perfunctório inicial, o impetrante demonstrou que exerce a função de Perito Papiloscopista, que é essencialmente técnico, porquanto o cargo exigia qualificação de nível superior, bem como que foi aprovado no processo seletivo para o cargo de Professor. Assim, reputa-se como lícita a cumulação de cargos, segundo art. 37, XVI, “b”, da Constituição Federal. Ademais, a própria legislação de regência da carreira funcional do servidor admite a possibilidade de acumulação dos cargos pertinente à Polícia Civil com as funções de ensino, nos termos do art. 41, §1º, da Lei Complementar n. 164/2012”, ressalta trecho da decisão.

Ao comentar a decisão do Tribunal de Justiça de MS, a perita papiloscopista Danielle Bueno, presidente do Sinpap/MS, afirma que a decisão valida as inúmeras sentenças jurisprudenciais de que o cargo de perito papiloscopista é um cargo técnico científico, uma vez que que se trata de um  perito oficial de natureza criminal. “Em função deste entendimento já pacificado em várias instâncias judiciais, é assegurado o direito de acumular cargo de natureza técnico-científica com o de regência”, pontua Daniela.

A presidente destaca ainda a atuação da assessoria jurídica por meio escritório Kohl Advogados Associados, pelo êxito em mais uma demanda. “O SINPAP/MS continuará atento e vigilante quanto aos direitos e prerrogativas dos peritos papiloscopistas, que são Peritos Oficiais em Identificação”, sentencia a dirigente.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Mulher pode ter matado filho na capital paraguaia / Reprodução ABC Color TRAGÉDIA FAMILIAR
Mãe mata filho de 05 anos enforcado e é achada morta
PLANTÃO ESTUPRADOR
Tio-avô é preso sob a suspeita de estuprar criança em cidade de MS
INDENTIFICADO
Morto encontrado com mãos amarradas e seminu em lixão na fronteira é identificado
SAIU DA PISTA
Motorista passa mal e carreta sai da pista na MS-134 em MS
CRUELDADE
Polícia investiga se bebê de 1 ano sofreu tortura de avó

Mais Lidas

FOTO: ILUSTRATIVAFÁTIMA DO SUL - CARRETA TOP DANCE
Com falhas técnicas e documentais, prefeitura não expede alvará para transporte da Carreta Top Dance
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA
Foto: reprodução internetNOVA FRENTE FRIA
Nova frente fria derruba temperaturas em MS; confira a previsão
Motocicleta ficou totalmente destruída - Foto: IvinoticiasIVINHEMA - ACIDENTE FATAL
ACIDENTE FATAL: Colisão frontal na BR-376 deixa motociclista morto em Ivinhema
FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Nivalda Pinheiro, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento