Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 9 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ITAPORÃ

Em Itaporã jovem tem perna amputada depois de erro de enfermeira; Profissional não foi punida

2 Out 2013 - 11h32Por 94 FM

Aproximadamente um ano atrás, durante uma pescaria entre amigos, uma picada de cobra mudou a vida de um jovem Itaporaense, se já não bastasse o acontecido, uma seqüência de erros culminaram na amputação da perna do mesmo.

Segundo a mãe do jovem, o mesmo foi picado e minutos depois deu entrada no hospital municipal Lourival Nascimento da Silva, em uma quinta-feira a tarde. Na chegada ao hospital, a pessoa que o acompanhava levou a cobra que o picou e a passou para a equipe médica, informando ser da espécie jararaca.

Com as informações o médico que lhe atendeu, prescreveu a aplicação do soro antibotrópico, medicação correta. Porém as duas enfermeiras que foram direcionadas ao serviço, aplicaram o soro anticrotálico, que é medicado somente em casos de picada de cobra da espécie cascavel.

Para cada espécie de cobra existem soros específicos contra seus venenos, se o tipo do soro for aplicado erroneamente, ele não terá efeito positivo algum, pelo contrário, pode até prejudicar o quadro clínico do paciente, como neste caso, pois o soro anticrotálico seria mais forte que o antibotrópico, que seria o correto a ser ministrado no paciente em questão.

Com o quadro clínico do jovem se agravando, a família se viu obrigada a transferi-lo para Dourados. Chegando ao Hospital Universitário (HU), o paciente foi direto para UTI. Confiando no prontuário, do hospital em Itaporã, de que o soro correto havia sido aplicado, a família nomeou ao destino a piora no caso. Uma semana depois, com todas tentativas de recuperação esgotadas, não houve outra alternativa a não ser amputar a perna esquerda do jovem, antes que a necrose se alastrasse pelo corpo.

Com o procedimento realizado, em pouco tempo foi dado alta médica, o jovem se adaptou bem a nova rotina e a prótese que hoje usa.

Com o rapaz fora de perigo, apesar do desfecho traumático do caso, a família tomou ciência do que realmente havia acontecido, relatórios do hospital de Itaporã reforçam as suspeitas de erro humano no procedimento realizado, assim sendo a família entrou com processo contra o hospital e contra as profissionais.

Em conversa com o advogado do rapaz, o mesmo esclareceu que todos os documentos aqui citados estão em anexo ao processo, o mesmo está disponível para sociedade no site do tribunal de justiça estadual.

Tomando ciência do erro e do processo, a administração vigente na data do acontecido, afastou as profissionais envolvidas no caso, até a resolução do mesmo.

No entanto, com a nova administração, a revolta da família aumentou ainda mais. Em janeiro deste ano, a atual administração readmitiu uma das funcionárias em questão.

“Um absurdo a atual administração readmitir a profissional, e se ela cometer outros erros com outros pacientes, será que o prefeito ou a secretaria de saúde tem coragem de deixar parentes deles aos cuidados dela”, desabafa a mãe do jovem.

Segundo o advogado do site iFato, não existe uma lei específica para regulamentar o afastamento de funcionários como neste caso. Mas caberia ao executivo a “lei moral” de manter a funcionária afastada até a conclusão do processo e esclarecimentos dos fatos.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Amigos se despedem de motociclista morto em MS DESPEDIDA
Amigos se despedem de motociclista morto em MS
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - POSSE POLÍCIA COMUNITÁRIA
Buscando integração, Polícia Comunitária empossa conselho municipal em Jateí
Em MS, 75% das vítimas de violência sexual são crianças e adolescentes
Um dos presos na sede do SIG, em Dourados; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia O proprietário de uma hamburgueria
Proprietário de hamburgueria preso com 150 quilos de cocaína tem prisão preventiva decretada
Foragido é preso após perseguição em Dourados e confessa furtos de motocicletas

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
Domingos Mariano chegou a ficar preso nas ferragens do veículo / MS Todo DiaNÃO RESISTIU
TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta
Região
Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
CULTURAMA DE LUTO
Familiares e amigos se despedem de Lázaro Pegoraro, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento