Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
UNIFORME PM

Decreto normatiza e moderniza uniformes da Polícia Militar

O objetivo é adaptar o fardamento da PM à realidade atual, uma vez que os uniformes da corporação foram regulamentados datam de junho de 1981

4 Mai 2021 - 12h39Por Portal do MS

Decreto publicado nesta terça-feira (4) no Diário Oficial e assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, estabelece normas e diretrizes para a regulamentação dos uniformes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

O objetivo é adaptar o fardamento da PM à realidade atual, uma vez que os uniformes da corporação foram regulamentados datam de junho de 1981, praticamente 40 anos atrás, quando ainda não existiam unidades como os Batalhões de Choque e de Operações Especiais (Bope), Grupamento Aéreo, Esquadrão de Policiamento Montado, entre outros, que possuem vestimenta diferenciada.

Conforme o coronel Luis Fernando Lopes de Carvalho, assistente do Subcomandante-Geral da PM, que integrou a equipe que elaborou as normas, outro motivo que justifica a revogação do antigo decreto que 40 anos atrás tornou público o manual que previa uniformes, acessórios e insígnias que compõem o fardamento da PM, é a evolução tecnológica da indústria de calçados, tecidos e confecções. “A evolução possibilita hoje padrões de resistência melhores, além de aparato térmico nos tecidos, que permitem maior conforto aos policiais”, explica.

Pelo decreto publicado nesta terça-feira, os fardamentos da PM são privativos e representam o símbolo da autoridade policial militar e visam a imediata identificação e distinção dos policiais militares, contribuir para a ostensividade do policiamento realizado pela Polícia Militar, bem como representar o símbolo da autoridade da qual estão investidos.

O parágrafo único do artigo 1º do Decreto n. º 15.660, diz que “o uso correto dos uniformes, insígnias, distintivos e dos emblemas garante a adequada apresentação individual e coletiva do efetivo da Polícia Militar, contribuindo para o fortalecimento da disciplina, do bom conceito e da segurança ostentada pela instituição perante a sociedade”.

A publicação traz ainda regras específicas, a proibição de uso de fardas da PM por civis e atribui ao Comandante-Geral e aos comandantes de unidades, a fiscalização de estabelecimentos de ensino, corporações, empresas ou organizações de qualquer natureza que usem uniformes de modo a não permitir que estes possam ser confundidos com os uniformes da Polícia Militar.

“O decreto que entrou em vigor hoje é a primeira fase, legislativa e jurídica, que institui o regulamento do uniforme e, nos próximos dias, será publicado pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, o manual com descrição de cada um dos uniformes da PM”, garante o coronel Luis Fernando.

O decreto que estabelece normas e diretrizes para a regulamentação dos uniformes da Polícia Militar está publicado a partir da página 3 do DOE de hoje e pode ser acessado clicando aqui.

Joelma Belchior, Sejusp

Foto: Chico Ribeiro

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PLANTÃO POLICIAL - FATALIDADE
Mulher atropelada e internada há 53 dias morre em hospital de MS
FOTOS: FÁBIO MENEZES / REGIAONLINE VICENTINA - FOTOS
Confira as FOTOS da Inauguração da Sala Lilás em Vicentina
BATALHA
Militar do Exército morre após árdua batalha contra tumor em MS
ENCONTRADA MORTA
Mulher é encontrada morta e suspeita é de overdose em Mato Grosso do Sul
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS