Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 9 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
proibição

Anvisa proíbe venda de 20 lotes de suplemento de proteína para atletas

28 Fev 2014 - 13h54Por Campo Grande News

Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicadas hoje (28) no Diário Oficial da União proíbem a venda de 20 lotes de suplemento proteico para atletas. Ao todo, 25 marcas foram avaliadas após o recebimento de denúncias de irregularidades na quantidade de carboidrato e proteína declarada no rótulo.

Veja Mais
André assina decreto que modifica seleção de famílias para acesso a moradias
Plano Estadual de Habitação prevê entrega de 190 mil casas até 2023

Por meio de nota, a Anvisa informou que, nos 20 lotes suspensos, ficou comprovado que a composição real dos produtos é diferente daquela informada na rotulagem, o que caracteriza fraude contra o consumidor e prática desleal de comércio. Foi constatada ainda a ausência da informação de que os produtos contêm soja. Isso pode implicar em risco à saúde de consumidores com alergia ao alimento.

A legislação brasileira tolera uma variação de cerca de 20% nas quantidades de nutrientes declaradas no rótulo. Dos 20 produtos com problemas na composição, 19 apresentaram valores de carboidratos superiores aos declarados e um deles tem menos carboidratos do que a quantidade informada na tabela nutricional.

Entre os produtos avaliados, apenas um apresentou resultados satisfatórios para todos os ensaios: o produto 100% Pure Whey, da empresa Probiótica Laboratórios Ltda.

Os produtos 100% Whey Protein e 3 Whey Proto NO² da empresa Neo Nutri Suplementos Nutricionais Ltda apresentaram resultados insatisfatórios apenas para a rotulagem, mas as quantidades de carboidratos e proteínas estavam de acordo com as declaradas no rótulo.

Os três produtos que tiveram maiores variações para o ensaio de carboidratos foram: Whey NO2 Pro – Pro Corps (aroma milho), para o qual foram detectadas 17,66g de carboidratos na porção, o que representa 1.104% a mais do que o valor de 1,6g divulgado no rótulo; Fisio Whey Concentrado NO2, que apresentou 9,5g de carboidrato na porção, ou seja, 869% a mais do que o valor de 0,98g informado pelo fabricante; 100% Ultra Whey – Ultratech Supplements, onde foram detectadas 25,51g de carboidratos na porção (750% a mais do que o valor de 3g escrito na rotulagem).

Para 11 produtos, verificou-se a ausência de declaração de ingredientes como amido, milho, soja e ou fécula de mandioca. A legislação determina a obrigatoriedade de informar na embalagem todos os ingredientes contidos no produto, o que deve ser feito em ordem decrescente da respectiva proporção.

Para o ensaio de proteínas, sete produtos apresentaram composição divergente, em mais de 20%, do valor declarado na rotulagem. O produto Whey NO2 Pro – Pro Corps (aroma milho), que também obteve o pior resultado para o ensaio de carboidratos, apresentou a maior variação para o ensaio de proteínas: 245% a menos do que o valor de 25g declarado na rotulagem.

Para dois produtos, a Anvisa ainda aguarda análises de contraprova. Caso haja confirmação do laudo condenatório inicial, os lotes dos produtos também serão proibidos.

“A Anvisa esclarece que os lotes proibidos não podem ser expostos à venda. Caso o consumidor identifique esses produtos em pontos de venda, deve denunciar o estabelecimento à vigilância sanitária de seu município”, informa a nota.

As empresas fabricantes, segundo a agência, serão autuadas pelas autoridades sanitárias e podem sofrer advertência, apreensão e inutilização, interdição e/ou multa, que pode variar de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Imagem Ilustrativa
Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon
Cb image default Hélio Fuliotto Neto, de 11 anos, foi encontrado sem vida na região do Naturafrig - Imagem: Reprodução TRISTE NOTÍCIA
Polícia confirma que corpo encontrado é de menino de 11 anos que estava desaparecido
Bombeiros
Para prevenção aos incêndios florestais em MS, novas regras para uso do fogo facilitam licenciamento
Carro ficou destruído em acidente que terminou com três mortes (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros). 04 MORTES REGISTRADAS
Vítimas identificadas: Sobe para 04 número de mortos em acidente com caminhonete
HOSPITAL DA VIDA - DOURADOS - Crédito: Clara Medeiros/Dourados News/Arquivo CASO DE POLÍCIA
Homem é esfaqueado no peito e pescoço, ele foi levado gravemente ao Hospital da Vida

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul
Carro ficou destruído em acidente que terminou com três mortes (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros).04 MORTES REGISTRADAS
Vítimas identificadas: Sobe para 04 número de mortos em acidente com caminhonete
IMAGEM: MONTAGEM TOP MÍDIA NEWSTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Fazenda custeia translado de funcionários mortos em acidente com caminhonete
Fátima do Sul
MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025
FOTO: Wendell Souza / AssessoriaVICENTINA - OBRAS
VICENTINA: Ponte aguardada há mais de 10 anos é concluída e beneficia moradores da região Três Irmãs