A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), por meio da Coordenadoria de Saúde Única, se reuniu com a presidência do CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) para tratar da criação da Comissão de Saúde Única do CRMV-MS. A iniciativa representa um importante avanço na institucionalização da abordagem de Saúde Única no Estado, reforçando a articulação entre os setores envolvidos com as saúdes humana, animal e ambiental.
A Comissão prevê o fomento de ações interinstitucionais, como propor diretrizes técnicas e apoio às políticas públicas que promovam a vigilância integrada e o enfrentamento de problemas complexos como zoonoses, resistência antimicrobiana, desastres ambientais e impactos provocados pelas mudanças climáticas sobre a saúde coletiva.
De acordo com o presidente do CRMV/MS, Thiago Leite Fraga, a criação desta Comissão é uma resposta institucional à urgência de modelos mais integrados de gestão da saúde.
“O CRMV/MS entende que a saúde coletiva é construída com decisão, responsabilidade e presença ativa nos grandes temas do nosso tempo. Estamos assumindo o protagonismo que nos cabe como órgão representativo das profissões de medicina veterinária e zootecnia, colocando nosso capital técnico à disposição da sociedade sul-mato-grossense. Agradecemos a médica-veterinária e conselheira do CRMV/MS, Vanessa Felipe, que teve papel fundamental na articulação que resultou na criação da nova Comissão e seguiremos ao lado da SES e de outras instituições, construindo pontes de confiança mútua”, afirmou.
Para a Coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias, a iniciativa é estratégica para consolidar a abordagem de forma efetiva e sustentável, com benefícios a toda a sociedade.
“A criação desta comissão é um passo fundamental para a consolidação da Saúde Única em Mato Grosso do Sul, que já está estruturada por meio da Coordenadoria de Saúde Única da SES/MS. Trata-se de um movimento que amplia a cooperação entre instituições e reconhece que os desafios em saúde ultrapassam as fronteiras disciplinares. Estamos avançando na construção de políticas públicas mais integradas e sensíveis às realidades locais”, explica.
A Coordenadoria de Saúde Única da SES reforça seu compromisso com o desenvolvimento de ações coordenadas, baseadas em evidências científicas e sustentadas por uma visão sistêmica da saúde.
Helton Davis, Comunicação SES
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Mães destacam importância da vacina durante campanha de vacinação contra gripe no Detran-MS

Frente fria chega no fim de semana e Dia das Mães deve ser gelado, confira na previsão

Iniciativa da Nefrologia do HRMS traz mais conforto aos pacientes em hemodiálise

Amigos se despedem de motociclista morto em MS

MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
