Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
DIA DO LEITOR

O impacto da leitura no nosso dia a dia

Como já dizia Monteiro Lobato: "Quem mal lê... Mal ouve, mal fala, mal vê."

7 Jan 2022 - 10h50Por Emilly Franco / Fátima News

É fato inegável que o acesso precoce a tecnologia tem afastado as crianças e adolescentes do hábito da leitura. Estamos vivendo cada dia mais com um acúmulo absurdo de informações, mas sem a capacidade de opinar ou ter um senso crítico sobre tais informações.

A falta de leitura no brasileiro vem de um processo cultural, onde a mídia televisiva com suas cores e sons, ganha de um bom livro acompanhado de uma dose de criatividade.

Quando não lemos, como sociedade estamos fadados a viver sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienados e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, só para citar alguns exemplos. Com isso, fica perceptível que o mau hábito da leitura inibe a criatividade, a inovação, a formação de cidadãos críticos.

Ler faz com que você aprenda a se comunicar melhor, de forma mais clara, objetiva e assertiva. Aos poucos, você transforma o vocabulário em opinião, além de construir narrativas de melhor qualidade. Ler aumenta o seu poder de persuasão e as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.

A leitura, mesmo que em um curto prazo, consegue aliviar a tensão dos músculos, diminuir a frequência cardíaca e, produzir relaxamento. Além disso, histórias que prendem a atenção do leitor ajudam a sentir calma e é muito eficiente para o controle da ansiedade.

Ler sobre histórias, ficcionais ou não, irão ajudá-lo a contornar obstáculos da vida real. A leitura é benéfica para o seu cérebro, já que ela desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação. Todos esses benefícios ajudam a manter o cérebro saudável e jovem, além de melhorar a memória e prevenir o Alzheimer.

Em um mundo cada vez mais dividido ideologicamente, ao aluno a leitura se faz cada vez mais necessária, pois a leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. Além de questionar e formular argumentos bem fundamentados.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.

Então não espere para inserir este hábito na sua rotina. Seja jornal, revista, gibi, romance, a bíblia ou livros densos, não importa, desde que você comece. Leia por você, para que você se desenvolva e descubra que ter uma mente pensante é muito melhor do que viver alienado.

Feliz dia do Leitor!

Leia Também

MATRÍCULA DIGITAL MATRÍCULA DIGITAL
Matrícula Digital: SED publica 2ª lista de designação neste domingo
Foto Capa: Divulgação PROCESSO SELETIVO EM MS
Governo publica editais de processos seletivos da Semagro e de professores temporários da REE
KIT ESCOLAR
Governo fecha contrato de kits escolares; distribuição inicia em fevereiro
RIO VERDE DE MT
MS terá mais uma escola cívico-militar e total chega a 4
KIT ESCOLAR
Governo compra kit's escolares deste ano para rede estadual
DEODÁPOLIS - VEJA O EDITAL
Prefeitura abre processo seletivo para contratar professores e outros profissionais em Deodápolis
FÁTIMA DO SUL - ATENÇÃO ESTUDANTES
Atenção estudantes para o cadastramento das carteirinhas dos universitários em Fátima do Sul
IGUALDADE RACIAL
Governo promove a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Vinícius Espíndola, SED MATRÍCULAS DA REE
Nova oportunidade de pré-matrícula da Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira
EMPREGOS TEMPORÁRIOS
UEMS está com inscrições abertas para seleção de professores temporários