Nesta quinta-feira (8), a equipe da Coordenação Estadual de Imunização (CDI) da SES (Secretaria de Estado de Saúde) vacinou quase 200 pessoas na sede do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), como parte da campanha estadual de vacinação contra a gripe.
A ação teve como objetivo facilitar o acesso à vacina para servidores, terceirizados, profissionais do CEI Detran e familiares, contribuindo para ampliar a cobertura vacinal no Estado. Foram imunizados adultos e crianças, incluindo os pequenos do CEI Detran, acompanhados pelos pais.
Pietra tem apenas 6 meses
Mãe da pequena Pietra, de 6 meses, Andressa Ribeiro aproveitou a oportunidade para se vacinar e também imunizar a filha. “Decidimos pela vacina para prevenir a gripe, pois há muitos surtos no Estado. Como é liberada a partir dos 6 meses, não pensamos duas vezes. E foi ótimo poder fazer isso aqui no Detran, sem enfrentar filas”, contou.
A servidora Luana Mohamud Abrão Pampolha vacinou o filho Lucas, de 3 anos. “Vacinar o filho é um gesto de amor e cuidado. É zelar pela saúde e bem-estar da criança”, afirmou.
Priscilla Lemos, mãe de Arthur, também participou da campanha. “Nenhuma mãe gosta de ver o filho doente. Esse instinto de proteção nos faz buscar formas de prevenção. Além disso, vacinar é um ato de consciência social. Quanto mais protegermos uns aos outros, mais seguro será nosso ambiente. Como diz o ditado: prevenir é melhor que remediar.”
Diretor-executivo do Detran-MS, João César Mattogrosso foi imunizado durante ação
O diretor-executivo do Detran-MS, João César Mattogrosso, também recebeu a dose da vacina e destacou a importância da iniciativa. “Vacinar é um ato de responsabilidade com a própria saúde e com a saúde coletiva. É fundamental que o serviço público promova ações como essa, facilitando o acesso da população à imunização”, afirmou.
A iniciativa faz parte das ações da Gerencia de Gestão de Pessoas (Gepes), por meio do setor psicossocial, voltadas a saúde e bem estar do servidor.
Cenário no Estado
O Governo do Estado, por meio da SES, lançou nesta quinta-feira (8) um plano emergencial para que os municípios reforcem as ações de imunização contra a influenza por meio de ações extramuros. A medida foi tomada diante da baixa cobertura vacinal registrada até o momento, de apenas 22,35% entre os grupos prioritários – índice bem abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. As ações intensivas para alcançar o público-alvo estão em andamento desde o dia 28 de abril e seguem até 10 de maio, período considerado crítico devido à sazonalidade dos vírus respiratórios.
Até a 18ª semana epidemiológica, o Estado já havia registrado 2.708 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 203 mortes decorrentes da doença, segundo a SES. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos (26,80%). Entre os idosos, 79,40% dos casos confirmados evoluíram para óbito.
A campanha de vacinação contra a gripe segue em todo o Mato Grosso do Sul, com foco nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A vacina é segura, gratuita e fundamental para reduzir complicações, internações e óbitos causados pelo vírus da influenza.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Frente fria chega no fim de semana e Dia das Mães deve ser gelado, confira na previsão

Iniciativa da Nefrologia do HRMS traz mais conforto aos pacientes em hemodiálise

SES participa da criação da Comissão de Saúde Única do CRMV-MS

Amigos se despedem de motociclista morto em MS

MS lança plano emergencial e investe R$ 825 mil para reforçar vacinação contra influenza
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
