Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 9 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
VICENTINA NA ARGENTINA

Judô se torna esporte da superação, promove inclusão e vai levar VICENTINA para Argentina

16 Mar 2025 - 10h16Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

O esporte está sendo uma importante ferramenta para a superação em Vicentina, promovendo a inclusão de crianças e adolescentes, ao mesmo tempo que revela o município como um polo de atletas que pode transformar o município em referência para o Estado.

Sem receber o devido olhar, atenção e apoio por décadas, este esporte volta a ter o devido respeito e apoio da gestão municipal. Essa diretriz política de olhar o esporte em todas suas modalidades já deu um resultado prático, que é a visibilidade ao judô de Vicentina.

Somente nos dois primeiros meses do ano, mesmo enfrentando grandes dificuldades financeiras e administrativas, a Prefeitura não mediu esforços para garantir apoio aos judocas vicentinenses para disputas de eventos em Dourados e também em Campo Grande. Com dedicação e luta, a delegação de Vicentina já trouxe para Vicentina importantes resultados, enchendo de orgulho quem apóia e incentiva este esporte.

Laércio e Maria Teresa seguram bandeira de Vicentina e exibem medalha no peito por resultado conquistado

Além da academia de judô e jiu-jitsu local, o município também conta com o Projeto Social de Judô de Vicentina, iniciativa que surgiu para dar oportunidade de integração, inclusão e superação por meio do esporte. O professor Laércio Almeida, precursor do projeto, é o maior exemplo de uso do judô para a superação.

Durante a pandemia, Laércio usou o esporte para combater um quadro de depressão, atitude que fez ele pensar de forma mais ampla para estender o esporte como instrumento de superação e saúde à mais pessoas. Atualmente o projeto lidera crianças e adolescentes para a vida esportiva, tendo no judô a referência de vida saudável e de esperança num futuro com mais qualidade de vida.

Edmeire com o professor Laércio: Judô como ferramenta de saúde, superação e conhecimento

Seguindo o roteiro de superação por meio do judô, as revelações mais recentes em Vicentina são as irmãs Mariana e Maria Teresa Camargo Dantas. Elas ficaram orfãs do pai recentemente, entraram em estado de depressão por conta da perda em família e encontraram no judô a oportunidade de olhar para frente e enfrentar a vida com coragem, determinação e luta por dias melhores.

No pódio, Maria Teresa sustenta a medalha e a bandeira de seu município

Incentivadas pela mãe Edmeire, Mariana e Maria Teresa foram acolhidas pelo professor Laércio Almeida no projeto social e não demorou para apresentarem resultados surpreendentes. A primeira a encarar o judô como ferramenta para superação foi Mariana, de 15 anos, com preparação e determinação para disputas de lutas dentro e fora de Vicentina.

Os resultados de Mariana já qualificaram ela para a primeira disputa internacional, em evento que será realizado na Argentina, ainda no primeiro semestre deste ano. A expectativa da judoca e da família já é grande para este grande desafio, mas a fé e a determinação iluminam o caminho, que está sendo aberto com muitas descobertas e aprendizados.

Maria Teresa, de 9 anos, a filha mais nova de Edmeire, também segue firme no seu propósito e fez bonito em evento de nível estadual realizado em Dourados na semana passada. Ela ficou em terceiro lugar em sua categoria e fez questão de empunhar com muito orgulho a bandeira de vicentina no pódio de premiação.

Assim como Edmeire, outras mães e pais são os principais incentivadores de filhos e filhas no Projeto Social de Judô de Vicentina. Para orgulho do professor Laércio, os judocas vicentinenses estão abraçando a modalidade como suporte de vida e cidadania. Os resultados são consequências do esforço de todos e todas, doses de motivação para novos aprendizados e conhecimento para continuar a escrever uma trajetória de lutas e conquistas.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Com recorde de inscritos, MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados JOGOS ONLINE
Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ -
Jateí amplia cooperação com Governo e Judiciário para promoção de custódia com reintegração social
GLÓRIA DE DOURADOS - EXPOGLÓRIA 2025
Expoglória movimenta Glória de Dourados com shows nacionais, rodeio, eventos esportivos e agrícolas
Três pessoas foram flagradas na saída da Granja Comary; Foto: Divulgação
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
Domingos Mariano chegou a ficar preso nas ferragens do veículo / MS Todo DiaNÃO RESISTIU
TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta
Região
Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
CULTURAMA DE LUTO
Familiares e amigos se despedem de Lázaro Pegoraro, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento