Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 30 de novembro de 2021
SADER_FULL
Busca
JATEÍ - HOMENAGEM

Jornalista que editou obra de resgate histórico de Jateí é homenageado em evento

23 Nov 2021 - 16h43Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

jornalista e escritor Nicanor Coelho, falecido em 17 de dezembro do ano passado, será o patrono da primeira edição da Feira Literária de MS, evento que começa nesta terça-feira (23) e termina no dia 25, na Câmara de Vereadores de Dourados. O jornalista foi o editor do livro “Jateí  – História e Cultura”, publicado no final de 2020, elaborada em 2008 e atualizada e publicada no final do ano passado. A obra, aliás, foi a realização de um sonho seu, que havia trabalhado em sua elaboração mas não havia sido publicada.

O jornalista Nicanor de Souza Coelho, de 52 anos, também era editor de livros, além de fazer assessoria de comunicação nos setores público e privado. Seu passamento se deu no começo da tarde do dia 17 de dezembro de 2020, mas oito dias antes ele esteve em Jateí para finalizar a última obra sob sua coordenação.

No dia 9 de dezembro, Nicanor se deslocou até Jateí para finalizar um livro produzido por educadores do município, que resgata em grande parte a história do município que faz a maior fogueira do Brasil. O editor manteve contatos com as autoras do livro, Elza Augusta da Silva e Maria Raimunda Bezerra e ainda se reuniu com o prefeito Eraldo Leite em seu gabinete, de quem recebeu a autorização para a impressão da obra.
 
O encontro entre Nicanor e Eraldo (foto) foi nostálgico, diferente, testemunhado pela professora Telma Gandine – secretária de Administração – e pelo jornalista Elias Ferreira, então assessor de Comunicação da Prefeitura.
 
Amigos de três décadas, Nicanor e Eraldo falaram sobre o tempo e sua ação no mundo e entre as pessoas. Na despedida do gabinete, o prefeito e o jornalista trocaram votos de vida longa, encerrando o encontro com uma grande gargalhada depois de uma frase engraçada de Nicanor para Eraldo.
 
Oito dias depois do reencontro, Eraldo recebeu a notícia da morte de Nicanor momentos antes de sua diplomação na tarde do dia 17 de dezembro para o quinto mandato como prefeito de Jateí. Impactado, ele manifestou seu sentimento e pediu que, se ainda fosse possível, que incluísse uma homenagem póstuma na obra de Jateí que ele coordenou. Seu pedido foi atendido, as máquinas de impressão foram paralisadas e o livro dedica sua última página ao escritor.
 
Na homenagem póstuma, Eraldo Leite, a esposa Neres e a vice-prefeita Cileide, se juntaram às organizadoras da obra, professoras Elza Augusta Nogueira da Silva e Maria Raimunda Bezerra, para um último gesto. Na mensagem, eles agradecem a contribuição de Nicanor Coelho no trabalho de resgate histórico de Jateí por intermédio da obra que editou. “Somos o que fazemos. Morre o ser, mas suas obras permanecem”, encerra a homenagem póstuma na última página do livro da história e cultura de Jateí, fatos e pessoas.

Leia Também

JATEÍ JATEÍ - EDUCAÇÃO E BIOSSEGURANÇA
Em Jateí, Escola rural é exemplo de gestão compartilhada e em biossegurança
JATEÍ COM ILUMINAÇÃO DE LED JATEÍ ILUMINADA
Nova iluminação de LED transforma visual noturno e gera economia em Jateí
JATEÍ - AGRO FRATERNO
Jateí é contemplado com programa 'Agro Fraterno' e entrega 100 cestas básicas, VEJA FOTOS
JATEÍ - 58 ANOS
Prefeito fala sobre volta de shows e do 1º Encontro de Carros Antigos vai acontecer em Jateí
JATEÍ - TÍTULO CIDADÃO
Depois de 62 anos em Jateí, Eraldo Jorge Leite recebe o título de Cidadão Jateiense
FÁTIMA DO SUL - VICENTINA E JATEÍ NA LISTA
Governador anuncia 13º ao Mais Social e entrega 38 veículos, Fátima, Vicentina e Jateí na lista
JATEÍ - SINAL DE CELULAR
Prefeitura mantém esforço para melhorar comunicação nos distritos de Jateí
JATEÍ - TRANSFERIDA
Filha acusada de planejar a morte do próprio pai é levada para presídio de Jateí
FOTO: POLÍCIA MILITAR DE JATEÍ JATEÍ - CONTRA AS DROGAS
Com câmeras espalhadas pela cidade, polícia militar prende 2 usando drogas na praça em Jateí
JATEÍ - 58 ANOS - PROGRAMAÇÃO
JATEÍ: Confira a programação completa dos shows, inaugurações e parte religiosa dos 58 anos