Menu
SADER_FULL
domingo, 7 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
IGUALDADE RACIAL

Governo promove a V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

11 Jan 2022 - 07h04Por Portal do MS

Será realizada nos dias 3 e 4 de março deste ano a V CONEPIR (Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial), que é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, que é ligada à Secretaria Estadual de Cidadania e Cultura (Secic). As reuniões para discussão do regimento interno e definição da comissão organizadora já estão acontecendo.

De acordo com a titular da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Ana José Alves, este ano a CONEPIR tem como tema “Enfrentamento ao racismo e à outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”. A temática é definida pela Secretaria Nacional da Igualdade Racial.

A V CONEPIR tem por objetivo promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de medidas de enfrentamento ao racismo, e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa. Também promover o respeito, a proteção e a concretização de todos os direitos humanos, liberdades fundamentais e religiosas da população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-culturais.

Durante a conferência também serão discutidos mecanismos para fortalecer as ações relacionadas ao gozo de direitos e à promoção da igualdade de oportunidades para a população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-culturais. Fortalecer o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - SINAPIR, por meio da descentralização das políticas públicas junto aos Estados, aos municípios, à sociedade civil e às empresas e ainda fortalecer a implementação dos tratados e convenções internacionais dos quais o Brasil é signatário, relacionados aos direitos da população negra e demais segmentos étnico-raciais e étnico-culturais. 

Ana José Alves explica que o teor dos debates serão encaminhados para a Comissão Nacional da Conferência de Promoção da Igualdade Racial. As demandas oriundas dos segmentos são diretrizes para pensar e propor políticas públicas efetivas que atendam as comunidades tradicionais remanescentes de quilombos, povos ciganos, povos de matriz africana e terreiros. “Existem outros mecanismos de articulação para balizar destinação de recursos, emendas, orçamento, programas, projetos, que são imprescindíveis para o desenvolvimento de políticas públicas em todas as instâncias: federal, estadual, municipal”, explica.

A comissão organizadora terá três representantes da Sociedade Civil Organizada e três do governo estadual.

 

Eliane Ferreira, Secic

Foto: Divulgação Secic

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS - FISIOTERAPIA UNIGRAN DOURADOS - FISIOCLÍNICA
Você sonha em cursar Fisio?, clique aqui e conheça a Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN
SESSÃO DE CINEMA EM JATEI
Idosos de Jateí também tem acesso à Sétima Arte
UEMS CONCURSO CONCURSO UEMS
UEMS abre vagas para docentes com formação em LIBRAS em 15 municípios com salário de até R$ 9,7 mil
CURSO GRATUITO
Energisa oferece curso gratuito para formação de eletricista em MS
DIALOGANDO IGUALDADES
A DAM de Fátima do Sul e Poder Judiciário debatem medidas a serem adotadas no 'Agosto Lilás'
97 ANOS
Poesia declamada pela poetisa Maria Barbosa nos seus 97 anos em Fátima do Sul
UFGD CONCURSO DA UFGD
Concurso da UFGD com salários de mais de R$ 9 mil, se encerra nesta semana
Foto: Redes Sociais FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é aprovado em 7 Universidades Americanas
FORÇA DE VONTADE
Catadora que puxa carrinho de 120Kg para pagar faculdade ganha ajuda de internautas
CRIMES CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
MS é o estado brasileiro com mais ações educativas sobre crimes contra crianças e adolescentes