Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 8 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Policial

Fogo Zero: campanha de combate a incêndios é lançada e destaca trabalho do Governo de MS

7 Mai 2025 - 08h52Por nrodrigues

Com mais de 1,8 milhão de hectares de floresta plantada, Mato Grosso do Sul ultrapassou São Paulo e ocupa a segunda posição no ranking nacional da cultura e com previsão de crescimento que pode colocar o Estado no topo dentro de poucos anos, tendo em vista os projetos em implantação de novas fábricas de celulose na Costa Leste.

Paralelo a essa realidade, os produtores revigoram os esforços para combater o maior inimigo das florestas – sejam plantadas ou nativas: os incêndios florestais.

Todos os anos é desenvolvida uma campanha de conscientização promovida pela Reflore MS – a Associação dos Plantadores e Compradores de Florestas Plantadas – e que tem apoio de diferentes atores sociais, entre os quais o Governo do Estado, através da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Na 13ª edição, a campanha Fogo Zero foi lançadaterça-feira (6), no auditório da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) cujo slogan busca aprofundar o significado da iniciativa: “Mais que uma campanha. Um propósito”.

O objetivo é reforçar a cultura de prevenção aos incêndios florestais e sensibilizar a sociedade, especialmente nas áreas de floresta plantada, afirmou o presidente da Associação, Junior Ramires. A campanha prevê a fixação de placas educativas, distribuição de cartilhas e flyers, e a realização de cursos de capacitação em prevenção e combate a incêndios. Só nos anos de 2021 a 2024, foram realizados 219 cursos dessa natureza envolvendo mais de 2,1 mil alunos.

Relembrando o início das campanhas da Reflore, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, disse que “há 13 anos as pessoas não viam perigo no fogo. Hoje o tema envolve a todos. Vimos que é uma pauta essencial ao desenvolvimento do Estado”.

O secretário executivo afirmou que o foco do Governo do Estado não está mais nas ações de combate. “É preciso ter a consciência de que devemos agir para que o incêndio não aconteça”.

O coronel Adriano Noleto Rampazo, subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, enfatizou que o Estado está preparado e já desenvolveu know how na área, tanto que no ano passado foram registrados mais de 11 mil focos de calor, porém a área queimada foi metade da verificada em 2020, quando os focos de calor foram em menor quantidade, porém o Pantanal viveu sua maior catástrofe dos últimos anos.

“Já estamos com 50 homens dentro do Pantanal, nas bases, e a Força Nacional já chegou para nos apoiar nas ações. Temos 40 homens da Força Nacional fazendo a ambientação”, frisou.

Apesar das frequentes chuvas até fim de abril, a previsão não é favorável para a região do Pantanal, segundo dados compilados pelos técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc.

A partir de maio as chuvas devem ficar mais escassas e fatores como altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos fortes podem se repetir na região do Pantanal, tornando o ambiente propício para propagação do fogo.

 

João Prestes, Comunicação Semadesc

Fotos: João Castro/Famasul

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Domingos Mariano chegou a ficar preso nas ferragens do veículo / MS Todo Dia NÃO RESISTIU
TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ
De Jateí para o Brasil: Internas do presídio trabalham na limpeza da cidade enxergando a liberdade
Predador virtual: homem que abusou de mais de 160 menores pelo país fez vítima em MS
PM flagra passageira de aplicativo com droga nas partes íntimas em Dourados
Fotos: Tenente Isabela Ilka, Cabo Felipe e Cabo Lima BOMBEIROS DE MS
545 horas: treinamento intensivo aprimora Bombeiros para o combate a incêndio florestal no Pantanal

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
Domingos Mariano chegou a ficar preso nas ferragens do veículo / MS Todo DiaNÃO RESISTIU
TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta
ACIDENTE FATAL
Grave colisão na MS-376 entre Ivinhema e Deodápolis tira a vida de motociclista
Região
Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação