Mato Grosso do Sul já registrou 9.229 casos prováveis de Dengue, sendo 3.641 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 16ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (24). Segundo o documento, 9 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 8 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Itaquiraí e Japorã registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi e Paranhos. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 156.182 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 7.224 casos prováveis, sendo 1.596 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 17 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 2 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti e Vicentina. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 16- 2025
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 16 - 2025
Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

Mães destacam importância da vacina durante campanha de vacinação contra gripe no Detran-MS

Frente fria chega no fim de semana e Dia das Mães deve ser gelado, confira na previsão

Iniciativa da Nefrologia do HRMS traz mais conforto aos pacientes em hemodiálise

SES participa da criação da Comissão de Saúde Única do CRMV-MS

Amigos se despedem de motociclista morto em MS
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
