Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
JATEÍ - MAIOR FOGUEIRA DO BRASIL

45 anos de história e de tradição: Jateí ergue a maior fogueira do Brasil

27 Jun 2022 - 16h19Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

O município de Jateí acaba de montar o grande símbolo de sua tradição: A maior fogueira do Brasil tem mais de 60 metros de altura e demorou cerca de um mês para ser levantada, obedecendo todos os padrões estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros e demais organismos de segurança. Em homenagem à São Pedro Padroeiro do município a verdadeira obra de arte esbanja imponência e é a marca da 45ª Festa da Fogueira, que acontece no próximo final de semana, de 1 a 3 de julho.

Para esta edição de 2022, a organização da festa estima a presença de mais de 100 mil pessoas de toda a região e também de outros estados, já que o evento ganhou dimensão nacional com o passar dos anos, atraindo turistas e visitantes dos mais diferentes lugares do país. Este ano a edição é especial, pois a chama da tradição ficou apagada por dois longos anos, em função da pandemia de covid 19, que impediu eventos com aglomeração de pessoas. Agora, com a população vacinada, a festa volta a acontecer, nos moldes de super produção e presença de artistas e ícones da música nacional.

Como ocorre desde 1.977, a realização da Festa da Fogueira é da Prefeitura de Jateí, evento encampado pelo então prefeito da época, José Jorge Leite já falecido que é pai do atual, Eraldo Jorge Leite, que está no comando do município pela quinta vez. Essa será a décima sexta vez que a Prefeitura realiza a festa tendo Eraldo como prefeito, sempre procurando aprimorar e projetar Jateí de forma positiva para o Brasil e o mundo, por meio da tradição e fé cristã.

No final de semana, Eraldo vistoriou mais uma vez os preparativos para a maior festa do município, conversando com os trabalhadores e demais pessoas envolvidas no processo de organização. Ele demonstrou seu otimismo para com a retomada do evento, afirmando que a Festa da Fogueira é um patrimônio cultural da população jateiense que divulga o município além de suas divisas e movimenta sua economia. "Enquanto eu for prefeito e Deus me dar vida e saúde, seguirei o exemplo de meu pai que apoiou a festa pela primeira vez -, continuarei a ser um instrumento para realizar ações que fortaleçam a nossa história e promovam o bem entre os homens e mulheres de boa vontade", pondera Eraldo Leite.

História  Registros históricos apontam que a Festa da Fogueira nasceu oficialmente em 1.977, incentivada pelo então prefeito José Jorge Leite. E que no ano anterior (1.976), o então diretor da escola local, Manoel Sanches Gabriel, com a ajuda de seus alunos, montou uma fogueira de seis metros no dia 29 de junho, em homenagem a São Pedro, padroeiro do município.

A altura da fogueira chamou a atenção de José Jorge e, em 1.977, quando já havia sido eleito prefeito pela segunda vez (1.977/1.982), incentivou o professor a fazer uma fogueira ainda maior, instalando também barracas e atrações. Nascia então a Festa do Padroeiro de Jateí, tendo na fogueira um dos centros de atenção. Com o passar dos anos, a fogueira foi sendo montada cada vez mais alta e o símbolo virou nome da festa, mas sempre em homenagem ao padroeiro. Outra consequência da festa foi a implantação do Parque da Fogueira, em 2007, no aniversário de 30 anos, que é o principal centro dos grandes eventos de Jateí.

A tradição de Jateí ganhou o Brasil e o mundo, por meio de reportagens da TV Globo principal emissora do Brasil e demais veículos de comunicação, sendo que o município entrou para o livro dos recordes mundias (Guinnes Book) como a maior fogueira do mundoEssa certificação aumentou, ainda mais, o desafio de fazer um evento mais grandioso a cada ano de sua edição.

Fogueira símbolo do município ilustra capa do livro sobre história de Jateí

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
Foto: Kleber Clajus AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul