Pular para o conteúdo
segunda-feira, 2 de novembro de 2026Fátima do Sul 27°
Fátima News

Piracema proíbe pesca no Rio Paraná e restrição chega aos demais rios de MS na quinta

Por Redação
(1 min de leitura)

A pesca está proibida desde domingo (1º) na calha do Rio Paraná por causa do período de defeso da Piracema. Nos rios da bacia do Paraguai e nos demais rios estaduais de Mato Grosso do Sul, a restrição começa na quinta-feira (5) e vai até 28 de fevereiro de 2027.

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) mobilizará 40 servidores para fiscalizar as duas bacias. As equipes devem vistoriar embarcações, áreas de reprodução dos peixes, locais de armazenamento e transporte de pescado, além de peixarias, mercados, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

Durante o defeso, ficam proibidas a pesca amadora e a profissional. A pesca de subsistência é permitida somente para consumo próprio, sem finalidade comercial, com limite de até três quilos de pescado ou um exemplar.

Pescadores profissionais e comerciantes que mantiverem estoque de peixes nativos devem entregar ao Imasul a Declaração de Estoque em até 48 horas. O documento pode ser enviado para [email protected] ou apresentado em uma unidade da Polícia Militar Ambiental (PMA).

A pesca poderá ser retomada em 1º de março de 2027, mas continuará sujeita às regras sobre espécies permitidas, tamanhos, cotas, petrechos e licenças. A captura do dourado segue proibida em Mato Grosso do Sul, inclusive depois do fim da Piracema, exceto em pesquisas científicas autorizadas.

fonte: d o u r a d o s a g o r a

Compartilhe esta notícia

Mais em Mato Grosso do SulVer mais