Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
racismo no futebol

Torcedor negro flagrado em vídeo durante jogo depõe sobre ofensas

3 Set 2014 - 16h45Por G1

Segundo torcedor a depor à polícia nesta quarta-feira (3), Éder Braga, 31 anos, chegou à sede da Delegacia de Polícia de Porto Alegre cerca de duas horas antes da data marcada, por volta das 13h. Esquivou-se de fotógrafos, cobrindo a cabeça com um capuz e o rosto com uma das mãos e subiu para a sala do delegado, que fica no segundo andar do prédio. Flagrado em um vídeo gritando em direção ao goleiro do Santos, o torcedor, que também é negro, negou insultos raciais ao atleta.

Ao sair, por volta das 14h20, não quis falar à imprensa. "Podem tirar foto, mas não tenho nada para dizer", disparou, dirigindo-se à porta de saída da delegacia.

Em entrevista recente por telefone ao G1, Éder afirmou que não proferiu injúrias raciais contra Aranha, apesar de aparecer nas imagens da televisão na área de onde surgiram as ofensas, atrás do gol, onde fica a Geral.

Éder, que é negro, também já havia confirmado que, no momento dos xingamentos a Aranha, avistou torcedores imitando sons em alusão a macacos. Segundo ele, assim que viu, tentou se afastar. Diz que xingou o goleiro com palavrões, mas não com palavras racistas.

A repercussão fez Éder excluir sua conta no Facebook, diante de alguns comentários ofensivos. Porém, pretende seguir a rotina de acompanhar o clube.

Rodrigo Rysdyk, conhecido como Alemão, prestou depoimento nesta quarta-feira em Porto Alegre (Foto: Tatiana Lopes/GloboEsporte.com)Rodrigo Rysdyk, conhecido como Alemão, prestou
depoimento nesta quarta-feira em Porto Alegre
(Foto: Tatiana Lopes/GloboEsporte.com)

Polícia da capital investiga caso
Ao todo a Polícia Civil já identificou seis pessoas e ouve depoimentos desde a segunda (1). Outras duas pessoas devem ser intimadas ainda nesta quarta-feira (3) para depor.

Na manhã desta quarta, o líder da Geral do Grêmio Rodrigo Rysdyk, o Alemão, compareceu à 4ª DP acompanhado de um advogado. Ele não quis falar à imprensa.

De acordo com o comissário de polícia Lindomar Souza, Alemão não foi identificado nas imagens praticando injúrias raciais no jogo contra o Santos.

"Não posso revelar o que ele falou para não atrapalhar as investigações. Mas ele colaborou. Nos ajuda no sentido de convocar mais pessoas para esclarecimento", disse.

Segundo o comissário, Alemão não apontou nenhum nome. Disse apenas que conhecia alguns torcedores, mas não saberia identificá-los.

Além de Alemão, que também é conselheiro do Grêmio, outros dois torcedores serão ouvidos ainda na tarde destra quarta na delegacia, e mais dois prestaram depoimento na terça, negando xingamentos ao goleiro Aranha. Na quinta, Patrícia Moreira, flagrada por câmeras gritando "macado" em direção ao goleiro do Santos, comparecerá à delegacia. No total, seis torcedores foram intimados.

Na terça (2), dois dos seis investigados prestaram depoimento. O gremista Tiago de Oliveira, primeiro a ser ouvido, alegou ter sido confundido com outro torcedor e chegou a mostrar uma foto para provar que estava em outro setor do estádio no dia da partida diante do Santos.

Já Rodrigo Rychter relatou que estava no espaço de onde as ofensas tiveram origem mas negou que tenha dirigido palavras ou gestos ofensivos ao goleiro Aranha. "O depoimento já foi dado e ficou esclarecido que eu não tenho participação", declarou, ao se dirigir à porta de saída da delegacia.

Entenda o caso
O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, na Arena do Grêmio, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo.

Racismo Arena do Grêmio (Foto: Reprodução/ESPN)Jovem gritou 'macaco' para goleiro do Grêmio
(Foto: Reprodução/ESPN)

A jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Patrícia Moreira era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida. Aranha registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia na sexta (29).

Diante da repercussão, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Pedras foram jogadas em direção a sua casa na noite de sexta-feira. O G1 visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. Amigos negros da menina de 23 anos garantem que ela não é racista.

As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram mais um desdobramento. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou pedido da Procuradoria de Justiça Desportiva e suspendeu o jogo de volta entre as duas equipes, na próxima quarta-feira (3), até que o caso seja julgado. No primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0.

Aranha reclama de insultos ocorridos na Arena do Grêmio (Foto: Diego Guichard)Aranha reclamou de insultos ocorridos na Arena do
Grêmio (Foto: Diego Guichard)

O Grêmio responderá por ato de discriminação racial por parte de torcedores, além do arremesso de papel higiênico no gramado e atraso. O clube corre risco de exclusão na Copa do Brasil e multa de até R$ 200 mil. A denúncia se apoia no artigo 243-G (discriminação racial) e no 213 (arremesso de objeto em campo), ambos do CBJD. O clube responde ainda ao artigo 191 por descumprir o regulamento e entrar em campo três minutos após o horário previsto.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho